9 de outubro de 2023

RIO TAPAJÓS ESTÁ A 38 CM DA SECA HISTÓRICA EM SANTARÉM/PA

0
De acordo com dados da Defesa Civil, nível do Rio Tapajós chegou a 94 cm neste domingo (8). Cota histórica de 2010 é de 1,32 metro.

Seca Severa atinge comunidades de Santarém, no oeste do Pará — Foto: Adriana Marinho/TV Tapajós

Santarém, no oeste do Pará, continua sem chuvas significativas que ajudem a aumentar o nível do rio Tapajós. Com isso, o rio continua baixando de forma acentuada e neste domingo (8) chegou à marca de 94 cm, ou seja, a 38 centímetros da menor cota já registrada na cidade.
A Defesa Civil está monitorando a vazante do rio Tapajós e fazendo o comparativo com os menores índices registrados. Em 2010, a maior seca registrada nos últimos anos, nesse mesmo período o nível do rio estava em 1,32 metro.

Segundo os dados da Defesa Civil, a cota de alerta era de 2,10 metros. Com a seca extrema, as áreas passaram a ser monitoradas para que as regiões possam receber ações de assistência, principalmente nas comunidades de difícil acesso.

Seca na comunidade Santarém Miri na região do Tapará

Os próximos dias

Em entrevista à TV Tapajós exibida no Jornal Tapajós 1ª edição de sexta (6), a meteorologista Lucieta Martorano explicou que é superpreocupante o fenômeno El Nino deste ano.
“As águas do Oceano Pacífico estão super aquecidas, provocando uma anomalia climática e vai se intensificar em novembro e dezembro. Estamos com seca na Amazonia e a tendência é comprometer ainda mais essa seca”, explicou Lucieta.
Ainda segundo a meteorologista, é possível que em 2 semanas ocorram chuvas, chamadas de ondas de leste. Lucieta orienta que neste período não é recomendado fazer plantações.
“Não entre com plantações, por favor. Os agricultores podem sofrer perdas enormes”, completou Lucieta.



Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: