9 de outubro de 2023

HOSPITAL MUNICIPAL EMITE NOTA SOBRE PARTO EM BANHEIRO DO HOSPITAL

0

Diante da grande repercussão de um parto no banheiro do hospital Municipal de Itaituba, sudoeste paraense, que, diga-se não é o fim do mundo, pois que partos acontecem nos locais mais 'inusitados' como dentro de táxi, de avião, de barcos.

Mulher dá à luz dentro de rabeta em Itaituba, interior do Pará, em 18.2.21.

Partos podem ocorrer nos locais mais inusitados possíveis. E o caso do parto no banheiro em Itaituba, que pode ter ocorrido, provalmente, porque a gestante pôde ter sentido vontade de alguma necessidade fisiológica, sendo que, conforme análise de um especialista, algumas contrações podem ser confudidas com uma necessidade fisiológica, e o parto ter ocorrido no banheiro.

Entretanto, o caso em Itaitina gerou os mais descabidos comentários sobre de quem era a culpa pelo ocorrido, mas sem qualquer preocupação com o estado de saúdeda mãe e da criança.

Parto sendo realizado no interior da lancha, que ocorreu em 15.9.21 - Créditos: Michelly Fonseca
Criança nasceu dentro de uma lancha no rio Madeira, em Humaitá/Am
Tamara não sabia que estava grávida quando embarcou no avião da KLM — Foto: Reprodução/Spaarne Gasthuis

Abaixo, nota de esclarecimento da Secretaria de Saúde acerca do inusitado parto ocorrido no HM de Itaituba.

Nota

O hospital municipal de Itaituba-HMI, vem através desta Nota de Esclarecimenfo informar sobre o ocorrido na última quarta-feira dia 4/10 no setor de obstetrícia e que hoje ganhou repercussão com divulgação em algumas redes sociais.

A gestante, a qual devemos preservar a identidade, deu entrada com 5 cm de dilatação e contrações uterinas frequentes; a mesma estava com 41 semanas de gestação e terceira gestação.

Após a avaliação da equipe de obstetrícia procedeu-se a internação no leito de pré-parto, a gestante evoluiu muito rapidamente, culminando com parto natural, sem intercorrências, no banheiro da unidade; recém nascido e mãe, após revisão de canal de parto e primeiros cuidados ao bebê foram encaminhados para alojamento conjunto sem maiores complicações e em bom estado. Ambos obtiveram alta hospitalar 24h após o parto.


Deve-se esclarecer que a foto veiculada (sangue no banheiro) corresponde a sangue proveniente da dequitação da placenta e não por lesões no recém-nascido, como muitos querem deixar subtendido nas postagens.

O parto normal é um procedimento fisiológico e a vezes sua evolução é inesperada (alguns muitos lentos exigindo intervenções e outros muito rápidos) o hospital esclarece que já ocorreram várias situações semelhantes como partos em ambulâncias, voadeiras, barcos , carros , em camas na emergência isso se deve a próprio mecanismo espontânea do trabalho de parto . Nesses casos a equipe atua para minimizar riscos e tornar esse momento o mais harmonioso possível .

De qualquer forma, todos os casos passam por apuração da direção do hospital e secretaria de saúde para que o trabalho dentro do setor continue sendo o mais eficaz possível .

No dia 9/10 o recém nascido passará pela sua primeira avaliação na Unidade Básica de Saúde (consultas, verificação de vacinas e teste do pezinho ) como é praxe no sistema único de saúde .

A direção do Hospital, fica a disposição para maiores esclarecimentos e deseja saúde plena ao RN e um puerpério tranquilo a mãe .

Itaituba 08/10/2023

Direção do Hospital Municipal de Itaituba
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: