8 de novembro de 2021

SANTAREM/PA - 3 NOVOS CASOS SUSPEITOS DA SÍNDROMES DE HAFF (URINA PRETA) SÃO INVESTIGADOS

0
Escurecimento da urina é um dos sintomas da Síndrome de Haff
 — Foto: Reprodução/Redes sociais

A Vigilância em Saúde do estado monitora mais três novos casos da Síndrome de Haff, popularmente conhecida como "doença da urina preta", registrados em Santarém, no oeste do Pará.

Dois pacientes tiveram sintomas no dia 27 de outubro, uma mulher de 27 anos, moradora do bairro Salé, que consumiu peixe da espécie tambaqui. Já o homem de 53 anos, mora na comunidade Pinduri, região do Arapixuna, e teria consumido o pacu. Os dois foram atendidos pelo hospital municipal e já receberam alta.

O terceiro caso é de um paciente que recebeu atendimentos médicos no dia 28 de outubro. Essa pessoa não teve mais informações divulgadas pelas Secretarias Estadual e Municipal.

Na região do Baixo Amazonas, há 18 casos suspeitos da doença. Depois de dois meses do primeiro caso suspeito que apareceu em Santarém, e da morte supostamente relacionada a doença, fato ocorrido em 7 de setembro, os resultados ainda não foram divulgados.

O que diz a Sespa

Em nota a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), no momento, investiga 25 casos suspeitos da síndrome de Haff no estado, sendo dois casos em Belém, 13 em Santarém, três em Juruti, dois em Almeirim, dois em Afuá, dois em Breves e um em Trairão.

De acordo com a nota da Sespa, os exames sanguíneos e de urina dos pacientes suspeitos foram encaminhados, por meio do Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), para um laboratório de referência fora do Estado, por isso o resultado não depende da Sespa e até o momento não há previsão.
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: