14 de julho de 2020

RIO GRANDE/RS - COM CORONAVÍRUS, MULHER FOGE TRÊS VEZES DE HOSPITAL

0
Primeira fuga ocorreu no final de semana, após paciente ser informada que testou positivo para covid-19

EDUARDO PINZON

Uma pessoa em situação de rua que teve teste positivo para o coronavírus fugiu três vezes do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), em Rio Grande, no sul do Estado. Segundo a instituição, a mulher estava internada desde o dia 7 de julho para o tratamento de comorbidades, quando apresentou sintomas da covid-19. Ela foi testada e, no último sábado (10), comunicada do resultado positivo. No entanto, acabou fugindo do hospital.


A Vigilância Epidemiológica do município e a Brigada Militar foram comunicadas da fuga. A paciente foi resgatada neste domingo (11) e internada novamente. No entanto, ela solicitou a permanência de seu companheiro, que não realizou teste e nem apresentava sintomas para internação. Na ala reservada a pacientes com a covid-19 não é permitida a permanência de acompanhante. Após realizado o processo de internação, a mulher fugiu novamente.

A paciente foi resgatada na tarde dessa segunda-feira (13) e foi internada novamente, mas ela e o companheiro se negaram a permanecer no hospital e novamente deixaram a unidade. Segundo o HU-Furg, a prefeitura de Rio Grande solicitou ao Ministério Público a internação compulsória da mulher. 

A Polícia Civil está acompanhando o caso. Segundo a delegada Ligia Furlanetto, não há como prendê-los em flagrante. Isso porque o crime cometido, de infração de medida sanitária, tem pena de um mês a um ano. Os dois seriam ouvidos, assinariam um termo circunstanciado e seriam liberados. 

— Os dois vivem em uma situação de vulnerabilidade social. O hospital não é obrigado a manter o paciente, a não ser que exista uma ordem judicial. Fato é que eles não têm condições de cumprir um isolamento social — disse a delegada. 

A GaúchaZH tentou contato com a prefeitura e com o secretário de Saúde de Rio Grande, mas até o momento não obteve retorno.
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: