15 de setembro de 2017

SANTARÉM/PA - CIDADE GANHARÁ NOVO QUARTEL PARA A POLÍCIA MILITAR. E ITAITUBA??

0
O Governo do Pará vai instalar e ativar até dezembro deste ano, o 35º Batalhão de Polícia Militar e a 2ª Companhia Independente de Missões Especiais no município de Santarém, na região oeste do estado.

O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (14) pelo comandante geral da PM, Coronel Hilton Benigno, em solenidade realizada no prédio que vai abrigar o novo BPM. No local funciona atualmente a 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE), na rod. Curuá-Una, esquina com av. Muiraquitã.

A instalação do 35º BPM é uma ação estratégica do Governo do Estado na região em virtude do aumento populacional atendido pelo Comando de Policiamento Regional I (CPR I). Hoje, estão sob responsabilidade do CPR 13 municípios da região de integração do Baixo Amazonas, compreendendo uma população total de 710.861 habitantes. Somente o 3º BPM, Batalhão vinculado ao CPR 1, atende aos três municípios da área de jurisdição da região metropolitana de Santarém – Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém.

O comandante geral da PM avalia que a efetivação de mais um Batalhão pelo Estado é um avanço e uma conquista para a sociedade da região. "Em virtude do crescimento populacional de Santarém, obviamente, também, em virtude dos problemas que começam a surgir em relação a criminalidade, deu-se a necessidade da intervenção e ativação do 35º Batalhão, que foi pensado lá em 2014", observou o Coronel Hilton.

Para o presidente do Conselho de Segurança dos bairros que integram a grande área do Maicá, Raimundo Sardinha, esta foi uma vitória da sociedade santarena e dos movimentos organizados em bairros que pleitearam junto as autoridades competentes este equipamento da segurança pública. “Parabenizo a Polícia Militar e as autoridades que nos acompanharam nesta luta", enfatizou.

Atuação
Os dois Batalhões cobrirão áreas específicas na área urbana e rural de Santarém, além dos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos, sempre atuando de forma coordenada e articulada. O 35º BPM irá atender a área leste da cidade, correspondendo aos bairros que integram a grande área do Maicá, comunidades rurais no entorno da PA 370, além dos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra. Já o 3º BPM, que hoje cobre toda a extensão do município de Santarém, ficará com toda a área oeste, área central, além da região do Lago Grande. 

Segundo o Comando Geral, o efetivo que integrará o novo Batalhão não será problema. De acordo com o projeto apresentado pelo CPR I, as duas novas unidades de Polícia terão juntas, mais de 500 policiais, com a proposta de integralização dos novos praças que irão iniciar o Curso de Formação previsto para o mês de outubro. "Em Santarém não há problemas quanto a previsão de efetivo que nós temos e a realidade local. O Batalhão já surge com seu efetivo contemplado", garantiu o comandante geral da PM.

De acordo com o comandante geral, resolvidas questões burocráticas, o imóvel deve ser incorporado ao patrimônio da Polícia Militar para que possa ser adaptado, recebendo melhorias em sua infraestrutura.

Especializado
Além do 35º BPM, Santarém também receberá a 2ª Companhia Independente de Missões Especiais. Esta unidade será destinada em operações de alto risco. Caberá à Companhia, apoiar todas os BPM's subordinados ao CPR I bem como as unidades de outros CPR's em ocorrências onde há elevados riscos, como assaltos a bancos, quando a tropa ordinária já tenha esgotado as possibilidades de atuar, justificando o emprego da unidade tática.

"A 2ª CIME é uma desconcentração que se transforma em uma descentralização do Comando de Missões Especiais, que tem sede em Belém, e terá agora uma Companhia Independente aqui em Santarém. Ela ficará subordinada operacionalmente ao Comando de Operações Especiais, mas atuará sob a supervisão regional do CPR 1", completou o Coronel Hilton.

Participaram da solenidade lideranças comunitárias, representantes de Conselhos de Segurança Pública, autoridades civis e militares, entre elas o comandante do CPR 1, Tenente Coronel Heldson Tomazo, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias, Alexandre Von, demais autoridades políticas e a população em geral. (Por Samuel Alvarenga) - Postado por Junior Ribeiro

Nota do Blog: Enquanto Santarém é agraciada, o que se fazia necessário há muito tempo, com duas companhias de Polícia Militar, sendo uma especializada em ações para missões especiais, Itaituba ainda está abrigada em um prédio há muito condenado por agentes do Corpo de Bombeiros, que está na iminência de desabamento antes tantas fissuras e infiltrações. 
Imagem: Internet
A situação do prédio é precária em todos os sentidos, mas a principal é a falta do mínimo conforto aos policiais que ficam alojados no prédio. Outro ponto nevrálgico é a questão de TI e, para minorar essa questão, a Justiça do Trabalho, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho fez doações de aproximadamente R$70 mil, sendo parte aplicada na melhoria dos prédios que abrigam os policiais nas cidades de Jacareancaga/PA, Aveiro, Trairão e Rurópolis. 

Mas Itaituba precisa da presença do Estado através de bem mais investimentos na segurança, haja vista os intermináveis assaltos que assolam hora a hora nossa população. Nossos políticos, nas três esferas devem se unir, o mais rápido possível, para sensibilizar o governo do Estado e o Federal para mais investimentos na região. E essa visível falta de investimento se nota na ação de comunitários para reformar e adequar alojamentos aos policiais que ficam destacados em Postos Policiais Destacados-PPD, como na comunidade de Moraes de Almeida, obra encabeçada por empresários, que tem a frente o sr. Ubiratan Filadelpho, conforme matéria publicada neste blog.

Abaixo, imagens de instrução para os PMs da BR-163 e Transgarimpeira dos PPDs do 15 BPM CPR X. Esse PPD da comunidade de Moraes de Almeida, onde se deu essa instrução, foi construído pelos empresários locais.

Imagem: Ubiratan Filadelpho

Imagem: Ubiratan Filadelpho



Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: