7 de outubro de 2023

SECA AMAZÔNICA PODE ISOLAR ITAITUBA

0
Balsa que faz a travessia Itaituba-Miritituba

A denúncia é do vereador Peninha que vem acompanhando a situação da seca do Rio Tapajós na região do município de Itaituba. Na manhã de quinta-feira (5), o prefeito de Itaituba, juntamente com o Presidente da Câmara Dirceu Biolchi e representantes da empresa Rodonave esteve in loco verificando a situação da seca do Rio Tapajós em frente a cidade de Itaituba e do Distrito de Miritituba.

Segundo o vereador Peninha, devido inúmeras praias que apareceram no meio do Rio Tapajós a balsa esta tendo dificuldades para travessia neste trajeto Miritituba-Itaituba-Miritituba.

“Uma travessia que antes levava 30 minutos agora está levando mais de 1 hora e assim mesmo, de vez em quando, a balsa encalha em barrancos no meio do rio, sendo necessário o deslocamento de outro rebocador para retirá-la”, disse Peninha.

Imagem: Itaitubavistadecima
De acordo com o parlamentar, o prefeito Valmir Climaco de Aguiar já entrou em contato com o DNIT no sentido de solicitar apoio para que seja feito a dragagem desta parte do Rio Tapajós que está prejudicando a travessia, podendo a qualquer momento a balsa suspender este serviço e com isso Itaituba ficar isolada.

Também, segundo Peninha, o Deputado Federal José Priante, ao tomar conhecimento desta situação esteve com o Ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, quando comunicou o fato e pediu apoio para dragagem do Rio Tapajós.

“A situação não é fácil, uma vez que cada dia que passa o Rio Tapajós seca mais e com isso novas praias surgem em frente a cidade de Itaituba”, lembrou o edil. “Temos que fazer alguma coisa, porque se não vai parar o serviço de travessia da balsa e com isso ninguém atravessa tanto de Miritituba como de Itaituba. Enormes filas de veículos vão se formar, tanto em Miritituba como em Itaituba, olha o caos, já pensou”, indagou Peninha.

O vereador ressaltou também este possível isolamento ameaça o abastecimento da cidade.

“Pode encarecer mais ainda a chegada dos produtos na cidade de Itaituba, já que vão ser transportados de Miritituba para Itaituba em pequenas embarcações, gerando novas despesas para o comércio e causando o aumento de preço dos produtos para o consumidor”, afirmou Peninha.

Outra questão, disse o vereador, é do combustível para abastecer a região de Trairão, Moraes Almeida, Novo Progresso. Os veículos que transportam combustível das distribuidoras em Itaituba não vão atravessar, com isso ocorrerá um desabastecimento na região das comunidades garimpeiras.

O Impacto
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: