10 de outubro de 2023

PREFEITO ITAITUBENSE VALMIR CLIMACO (MDB) DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

0
Decreto entrou em vigor nesta segunda-feira (09); nele estão previstas ações como campanhas de arrecadação de recursos e autorização para a realização da dragagem no rio Tapajós. Representante do DNIT ja se encontra em itaituba.

Por Portal Giro e Jeso Carneiro
Foto: Rubson Vieira/Portal Giro

Em meio ao quadro crítico de estiagem que atinge o rio Tapajós, o gestor municipal, Valmir Climaco, declarou situação de emergência nesta segunda feira (09) em Itaituba, sudoeste do Pará.

Segundo o decreto, o clima resultou em menos chuvas, causando problemas e danos, especialmente para os moradores das áreas ribeirinhas, que devido à baixa vazão das águas do rio Tapajós, muitas áreas à margem do rio têm enfrentado desafios de transporte e uma alarmante escassez de água potável. Famílias encontram-se geograficamente isoladas devido ao desaparecimento de hidrovias, e comunidades que dependem do transporte fluvial para o deslocamento e abastecimento estão em situação de vulnerabilidade.

Foto: Reprodução

O decreto destaca que comunidades como Barreiras, São Luiz do Tapajós, Pedra Branca, Vila Raiol, Ipaupixuna, Paraná-Mirim, Independência I e Independência II são as mais afetadas, impactando potencialmente mais de 1000 famílias que dependem primordialmente do transporte hidroviário.

Um dos grandes problemas da estiagem é a travessia entre Miritituba e Itaituba, que corre grave risco de paralisação, ameaçando o isolamento e desabastecimento da cidade.

Para lidar com os problemas, a prefeitura vai reunir todos os órgãos relevantes e voluntários, sob a liderança da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Ações como campanhas de arrecadação de recursos e autorizações para dragagem no rio Tapajós também estão previstas no decreto. A vigência do decreto é de 90 dias, podendo ser prorrogado até 180 dias, caso necessário.

REPRESENTANTE DO DNIT JÁ SE ENCONTRA EM ITAITUBA
 
Diego Batista, nº 1 do Dnit no Pará: plano de ação urgente na hidrovia Tapajós-Teles Pires. Foto: Reprodução/Arquivo

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT no Pará, engenheiro Diego Batista, desembarcou hoje (10) em Itaituba, sudoeste do estado, em decorrência da decretação de emergência no município por conta da estiagem.

O DNIT, por determinação do ministro Renan Filho (Transportes), irá implementar um plano de ação na hidrovia Tapajós-Teles Pires, para evitar o desabastecimento da cidade.

A hidrovia federal tem como um importante corredor de transporte entre o Centro-Oeste e o Norte do país.

Diego Benitah Batista, 38 anos, engenheiro civil natural de Juruti, assumiu o comando do Dnit no Pará em maio deste ano.


Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: