3 de julho de 2022

MÚSICA - MAIARA E MARAISA ESTÃO PROIBIDAS DE USAREM A EXPRESSÃO AS PATROAS

0
Dupla é acionada na Justiça após cantora baiana Daisy Soares declarar ser dona do nome desde 2013

Maiara e Maraísa estão proibidas de usar a marca As Patroas, (foto: Divulgação)

Após perder a amiga Marília Mendonça, agora as irmãs Maiara e Maraísa estão passando por um perrengue na Justiça. Isso porque a dupla sertaneja está proibida de usar a marca As Patroas, projeto que fazia com a rainha da sofrência. A cantora baiana Daisy Soares denunciou que as técnicas do The Voice Kids utilizaram indevidamente a marca que foi criada por ela ainda em 2013.

A cantora da banda A Patroa declarou na Justiça que tinha o mesmo propósito das irmãs, que é levantar o poder feminino. Em 2014, ela deu entrada com o pedido de propriedade da marca e conseguiu registrar o nome A Patroa no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2017.

A informação foi divulgada em primeira mão pelo colunista Osmar Marrom, do CORREIO, na sexta-feira (10), a partir do texto deferido pelo juiz Argemiro de Azevedo Dutra, da 2ª Vara Empresarial de Salvador. A liminar determinou que, caso Maiara e Maraisa utilizem da marca criada com Marília Mendonça em qualquer local, eventos, publicidades, físico ou virtual, terão de pagar cerca de R$ 100 mil de multa por transgressão.

Daisy contou que conseguiu diversas reuniões com os advogados da Workshow, escritório que cuida da carreira das cantoras sertanejas. Apesar da conversa, nunca conseguiu um acordo de forma amigável e, por isso, precisou entrar na Justiça para reaver a sua marca oficial.

Sobre o assunto

Ao jornal O Globo, Daisy afirmou que acreditava que chegaria a uma "solução amigável" com a dupla e a empresa Work Show. Mas ela relatou "que os diálogos foram interrompidos e os acionados passaram a incrementar a utilização da marca registrada da autora, inclusive com divulgação na mídia do Projeto Patroas, realizando apresentações musicais em formas de lives, disponibilizando músicas em diversas plataformas, comercializando bonés, camisetas, turnês, tudo a levar ao público a ideia de serem titulares da marca Patroas, com mesma fonte de logomarca e cor, estimulando o empoderamento feminino, nos moldes das base da marca da autora".

Segundo o magistrado, a defesa de Maiara e Maraisa tem prazo de 15 dias úteis, a partir do dia da decisão, 8 de junho, para fazer sua apresentação do caso, que cabe recurso. Publicamente, elas ainda não se pronunciaram.

Dayse e Paulinha, da banda de forró A Patroa

Banda A Patroa comenta sobre impasse

A banda A Patroa emitiu um comunicado em sua página no Instagram nesta segunda-feira comentando a questão.

"O projeto da banda A Patroa iniciou com a ideia de mostrar o empoderamento feminino. Uma marca forte, com mulheres fortes na linha de frente como a cantora Daisy Soares e a Paulinha na guitarra", afirma a nota. "A Patroa surgiu em 2013 e já se apresentou em grande parte das cidades baianas e no São João do Pelô. Vencedora do troféu cantora revelação em 2019 do São João na Bahia, A Patroa traz um repertório atual e releituras dos clássicos do forro das antigas, conquistando todos os públicos por onde passa".

Após vencer Maiara e Maraísa, dona de 'A patroa' sofre ameaças e perde contratos: 'Covardia'
Por Leonardo Ribeiro
O celular, Daisy Soares tem achado melhor deixar de lado. Desde que venceu a disputa judicial que impede Maiara e Maraisa e herdeiros de Marilia Mendonça de usarem o título "As patroas", a cantora baiana, que possui o registro do título, viu a vida virar um inferno. Fãs das sertanejas passaram a fazer ameaças. O Instagram da banda foi derrubado. Pressões estão sendo feitas a contratantes da banda de forró.

— É uma covardia, não tenho palavra melhor para descrever o que está acontecendo. Até meus amigos e familiares estão sendo atacados. Eu redobrei os cuidados fora das redes sociais. Minha mãe me liga de meia em meia hora para saber onde estou e preocupada comigo. Estou  tentando acalmá-la, ela tem pressão alta, mas ela está em pânico. As pessoas não estão tendo empatia e se colocando no nosso lugar — desabafa Daisy, em entrevista ao EXTRA.

Mais do que abalos na saúde mental, os ataques também estão afetando o bolso. Por cantar forró, época das festividades de São João eram sinônimo de agenda cheia. A repercussão do caso deixou datas dos meses de junho e julho vazias. A queda do Instagram, por conta das denúncias irregulares, a impediu de fazer contatos diretos com outros contratantes e divulgar o trabalho.

— Esse São João está longe do nosso ideal de shows. É um prejuízo grande, uma loucura. Em anos anteriores, um mês antes de junho já sabíamos toda a nossa rota. Eu paguei por esse registro, eu investi nisso, tive a ideia de registrar primeiro. Estou sendo prejudicada por ter ido atrás de um direito meu.

A banda baiana de forró surgiu em 2013 já liderada por Daisy Soares. Hoje, o grupo já conta com 11 CDs gravados e com 15 músicas autorais nas plataformas digitais. Em 2017, 'A Patroa' chegou a cantar no mesmo dia que Marília Mendonça em um festival na cidade de Valença, interior da Bahia.

Maiara e Maraisa e Marília Mendonça tiveram a ideia de lançar o projeto "As patroas" em 2020. De acordo com Daisy, quando soube da tentativa de registro por parte do empresário das sertanejas entrou em contato para poder resolver a situação.

A cantora de forró explica que, sem a autorização do INPI, a turnê das sertanejas não poderia acontecer utilizando a marca "Patroas" e que, por isso, ela foi procurada com pressa para que um acordo fosse firmado. Ainda de acordo com a baiana, nas reuniões que fizeram nada de concreto ficou acordado.

Na decisão de 8 de junho de 2022, o juiz substituto Argemiro de Azevedo Dutra decidiu a favor de Daisy sob pena de multa de R$ 100 mil por cada transgressão:

"Determino que as rés se abstenham de utilizarem, a qualquer pretexto, a marca registrada de titularidade da autora 'A Patroa', seja na forma singular ou plural, em quaisquer serviços, produtos comercializados, publicidades, por meio físico ou virtual (...)", disse o magistrado.

A equipe das sertanejas alterou o nome "As patroas" para "Festa das patroas".

Author Image
AboutNSussuarana

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: