3 de abril de 2022

TRAPAÇA - VEREADOR 'SENSAÇÃO' ORIENTA MORADOR DE RUA A FAZER FURTO PARA 'EXPERIMENTO SOCIAL'

0
Novo vídeo vazado mostra funcionário de Gabriel Monteiro oferecendo dinheiro a morador de rua para simular furto e depois sofrer abordagem 'heróica' do vereador. O sem-teto ainda é humilhado pelo youtuber, em um episódio claro de criminalização da pobreza.

Morador de rua sendo abordado pelo equipe e vereador Gabriel Monteiro (Imagens: Capturas do vídeo)
Conhecido nas redes sociais por se promover em ações policiais, se apresentando como policial militar embora já esteja fora da corporação, o vereador Gabriel Monteiro (sem partido) aparece em um vídeo ao qual o portal G1 teve acesso tentando convencer um morador em situação de rua a praticar um furto na Lapa, na região central do Rio de Janeiro.

O objetivo de Gabriel e de sua equipe era simular o crime para que o vereador pudesse aparecer nas imagens que seriam veiculadas em suas redes dando voz de prisão ao suposto ladrão. No vídeo para as redes, o parlamentar aborda o morador como se tivesse flagrado o furto e diz que está “tentando [resolver a situação] no diálogo“.

Cenas de bastidores do vídeo, que não seriam veiculadas com o suposto flagrante, mas que foram feitas por um ex-funcionário do gabinete do vereador, mostram o homem, já convencido a praticar o furto, pegando e jogando no meio da rua uma bolsa vermelha que seria supostamente da vítima mulher. É neste momento que Gabriel aparece e dá voz de prisão.


Ao perceber a armação e que a ação estava sendo filmada de dentro de um carro pela equipe de Gabriel, o morador passa a reclamar. O vereador pergunta, então, se ele acha que está certo e o morador afirma que sim e que aceitou simular o furto pelo dinheiro que ganharia porque está vivendo na rua e passando fome.
Em seguida, diante do impasse, um homem entra em cena e passa a discutir com o morador. Este homem foi identificado como integrante da equipe de Gabriel e ameaça o morador: “Vai tomar na cara! Vai tomar na cara! Tá abusando já“. O homem da equipe de Gabriel empurra o morador no chão e ameaça pegar um revólver que está na cintura.

Policial militar agride morador de rua
Segundo o G1, o agressor é o soldado da Polícia Militar Pablo Batista Foligno, cedido pela corporação a pedido de Gabriel. Ele tem salário de R$ 7.500, dinheiro indenizado pela Câmara de Vereadores à Polícia Militar do Estado para que o funcionário ficasse cedido ao Legislativo da cidade. O soldado aparece também em outros vídeos da equipe de Gabriel Monteiro.
Na última terça-feira (29), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal adiou, por 5 votos a 2, a decisão sobre a conduta do vereador.
No último domingo (27), uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, mostrou ex-funcionários acusando Gabriel Monteiro de assédio moral e sexual. Há, também, a acusação de estupro por uma vítima que não foi identificada.
Vídeo de morador de rua sendo orientando por assessor de Gabriel Monteiro

Gabriel afirmou que o vídeo é um “experimento social”
Procurado para falar sobre os dois vídeos citados, Gabriel Monteiro respondeu:

“São experimentos sociais, um quadro difundido mundialmente em inúmeros canais na internet, nos visando desconstruir pensamentos e ideias preconceituosas propomos uma situação em que as pessoas são testadas. O intuito é sempre o mesmo, a conscientização da pessoa com a intervenção do Gabriel, que muitas vezes as auxilia a buscar um melhor caminho, bem como, ser pedagógico para a sociedade em geral que assiste o vídeo”.

Author Image
AboutNSussuarana

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: