12 de fevereiro de 2022

MUNDO - JOVEM É ENTUBA POR USO DE CIGARRO ELETRÔNICO

0
Aos 18 anos, jovem é intubada por complicações do uso do cigarro eletrônico. Médicos confirmaram que, em apenas 4 anos, os cigarros deterioram significativamente seus pulmões

Juliet Roberts

A jovem americana Juliet Roberts, 18, precisou ser internada e intubada por conta de complicações relacionadas ao uso de cigarros eletrônicos. Ela mora no estado do Tennessee (EUA) e fazia uso dos dispositivos desde os 14 anos. Os médicos confirmaram que, em apenas 4 anos, os cigarros deterioram significativamente os pulmões de Juliet.

Juliet gravou um vídeo no Tik Tok com um relato do episódio e um alerta para que outros jovens tomem cuidados com os cigarros eletrônicos. Ela conta ter acordado um dia sentindo um leve resfriado. Com o passar dos dias, a jovem passou a sentir cada vez mais falta de ar. Ela chegou a ficar 4 dias intubada.

“Tenho uma longa recuperação diante de mim. Não posso trabalhar por um período de seis meses até um ano. Não consigo fazer coisas como tomar banho e subir escadas sozinha”, conta.

Os médicos afirmaram a Juliet que, caso não tivesse buscado ajuda, teria morrido. Ela diz ter sido diagnosticada com pneumonia e dano pulmonar, causado pela presença de toxinas no órgão.

“Meus pulmões nunca vão se recuperar completamente. Mas eles deverão ficar fortes o suficiente para voltar a minha vida normal”, disse a jovem, que garantiu não usar mais os cigarros eletrônicos: “Passar quatro dias intubada é motivação suficiente para parar”.

Mortes na Rússia

Na Rússia, um adolescente morreu e uma jovem ficou em coma em janeiro deste ano por conta do cigarro eletrônico. Denis Shnayder, de 12 anos, não pôde ser salvo. Ele fez uso de cigarro eletrônico com a irmã, que se chama Viktoria e tem 18 anos, e uma amiga, Anastasia, de 17, que precisou ser internada em coma no hospital.

“Todos eles consumiram misturas para fumar com um dispositivo eletrônico”, disse Lyudmila Ryazantseva, do Comitê de Investigação da Rússia. Um processo criminal foi aberto para saber se a negligência dos pais foi um fator na morte de Denis.

O grupo estava usando cigarros eletrônicos para inalar um vapor de nicotina, aromatizantes e produtos químicos. Viktoria havia postado em um vídeo nas mídias sociais: “Eu fumo o dia todo até me sentir doente”, publicou.

O caso gerou demandas por controles mais rígidos sobre o uso de cigarros eletrônicos no país, para proteger os jovens russos. “Se as crianças estão morrendo de vaping, a lei atual que iguala isso aos cigarros não é suficiente”, disse o deputado Denis Svishchev, chefe do comitê de esportes do parlamento russo.

Segundo a pneumologista Nelly Bakhareva, em entrevista à rádio russa “Moscou Falando”, a morte por inalação de cigarro eletrônico ocorre apenas na presença de doenças concomitantes. O especialista observou que fumar um “vape” leva à intoxicação do corpo, mas é tão perigoso quanto cigarros comuns
Author Image
AboutNSussuarana

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: