19 de fevereiro de 2022

ITAITUBA/PA - FORÇA TAREFA SE APROPRIA DE OURO DE GARIMPEIROS

0

Imagem: Junior Ribeiro


As ações da Força-Tarefa, criada via decreto pelo governo Bolsonaro, criou pânico e levou terror aos garimpeiros, comunitários, mulheres e crianças, principalmente das comunidades de Porto Rico e Penedo.

A operação, motivada por informações de contaminação no rio Tapajós, aconteceu nas regiões de Itaituba, Jacareacanga, Moraes Almeida, Creporizinho e Creporizão, sudoeste paraense.

Ao todo, participaram 150 agentes da Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Bope da PMDF, Marinha, Exército, Força Aérea Brasileira, além da Funai e do Ibama.

Foram ações pirotécnicas e cinematográficas, como a ocorrida na primeira ação, em que os agentes saem caminhando enquanto duas PCs explodem atrás. Cenas dignas de Apocalypse Now e Platoon!

Porém, apesar de Bolsonaro informar em seu story do Instagram de que a Força-tarefa-FT iria auxiliar na preservação da integridade das pessoas, do patrimônio e da ordem pública, não é isso que deixa transparecer uns agentes da FT carregando nas costas diversos tapetes usados na despesca do ouro.

Pelas imagens remetidas ao blog, nota-se uma equipe composta por quatro policiais retirando os tapetes de uma máquina de despesca (imagem acima). Mas por que o inusitado interesse desses policiais nesses tapetes? 

Para quem não sabe, esses tapetes forram a máquina de despesca, sendo que despesca consiste em jogar a água do barranco, via maraca, por uma caneleta forrada com esses tapetes e o ouro, por ser mais pesado, fica preso nesses tapetes; que após essas lavagem, os tapetes são lavados com água e batidos para a retirada do ouro, conforme imagem abaixo.

Imagem: Blog Gemasdobrasil
Enquanto os garimpeiros, familiares,  mulheres e crianças choram pela perda de seus bens, pela destruição de anos de trabalho, uns agentes se aproveitam do caos criado por eles para se apropriaram de ouro que eles dizem ser de área ilegal!

Agora, ficam uns questionamentos: se os agentes estavam queimando tudo, porque os garimpeiros estavam em áreas ilegais (TI ou ambiental); por que esses agentes retiraram esses tapetes com ouro e levaram para local desconhecido?

Como os agentes sabiam que continha ouro nos tapetes?

Não deveriam tocar fogo em tudo que havia nas áreas invadidas?

Foi feito e entregue ao garimpeiro um recibo de apreensão desses tapetes?

Agente da FT carregando os tapetes
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: