12 de janeiro de 2022

ITAITUBA/PA - BOMBEIRO MILITAR DIVULGA ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

0
Conforme os dados exposto, apenas no ano de 2021 foram registrados cerca de 599 acidentes de trânsito em Itaituba, desde número 8 vítimas evoluíram a óbito.

Por: Adacioni Santos

(Foto: Jordan Norato/Portal Giro)

Na manhã desta quarta-feira (12) o 7º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) apresentou Relatório de Análise Estatística acerca do quantitativo de acidentes de trânsito que aconteceram no ano de 2021 em Itaituba, sudoeste paraense e atendidos pelo 7º GBM. Os dados foram comparados com os anos de 2019 e 2020 para se ter uma noção da evolução ou diminuição dos números de ocorrências. Tal relatório foi confeccionado pela 3ª Seção do 7º GBM.

Conforme os dados exposto, no ano de 2021 foram registrados cerca de 599 acidentes de trânsito em Itaituba, com 8 vítimas que evoluíram a óbito. Boa parte dos casos aconteceram no bairro Bela Vista e no perímetro urbano da BR-230 (rodovia Transamazônica), com 108 e 102 acidentes, respectivamente.

Comparando os três últimos anos, verifica-se uma diminuição no número de ocorrências no trânsito do município, visto que em 2019 houve 605 acidentes; no ano de 2020 um aumento, pois ocorreram 650; e, em 2021 os 599 citados anteriomente.

(Foto: Jordan Norato/Portal Giro)

Apesar da redução, o quantitativo é consideravelmente expressivo e inaceitável, de acordo com o Comandante do 7º GBM, Tenente-Coronel Piquet, pois, muitos casos não são registrados pelo órgão, posto que boa parte dos acidentes são registrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e há outros acidentes em que as vítimas são levados ao hospital por meios próprios de locomoção.

O Comandante destacou ainda que muitas ocorrências estão relacionadas a imprudência de condutores e outras pessoas que circulam no trânsito, dado que muitos casos são decorrentes de avanço de preferenciais, e não utilização do capacete protetor, realização de manobras perigosas, e outros.

"As pessoas que têm carroças, por exemplo, que usam os veículos que não estão em condições de iluminação e sinalização. Isso colabora para que os acidentes continuem acontecendo. O que nos chama a atenção é a questão de alguns acidentes, porque são realmente brutais e acabam lesionando de forma grave pessoas", disse.

(Foto: Jordan Norato/Portal Giro)

Ainda segundo o Tenente-Coronel Piquet, para inibir as infrações de trânsito, é preciso que haja conscientização das pessoas, por isso, pretende, através de apoio de outras entidades, a realização de ações educativas. Para isso, foi realizado um planejamento no dia de ontem, 11.

"Esse planejamento é capitaneado pelo Corpo de Bombeiros e tem os parceiros que podem colaborar nessa área da educação", prosseguiu.

O objetivo é "sensibilizar a gestão de escolas. A partir daí, vão distribuir as suas escolas e apresentar e solicitar o apoio dos órgãos de trânsito, para estarem trabalhando", afirmou Piquet.

"É um planejamento muito grande, mas precisa ser iniciado. Então, nós pretendemos chegar às escolas, autoescolas e comunidades como um todo. A fiscalização é o ponto chave. Quem tem educação não vai precisar ser fiscalizado ou ter ali, todo tempo, o poder público em cima", finalizou.

Clique AQUI para acessar o relatório com os dados estatísticos.

Matéria adaptada de Portal Giro
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: