10 de julho de 2021

RIO DE JANEIRO/RJ - BLOGUEIRA E AMIGAS SUSPEITAS DE ESTELIONATO SÃO PRESAS

0
Grupo de cinco mulheres passou por audiência de custódia na sexta-feira (9). Defesas pediram relaxamento de prisão, o que foi negado.

Por Eliane Santos, G1 Rio

A juíza Mariana Tavares Shu, da Central de Audiências de Custódia, converteu a prisão em flagrante da quadrilha da blogueira estelionatária para preventiva nesta sexta-feira (9).

Com isso, o grupo fica preso preventivamente, sem prazo de vencimento da prisão e enquanto durarem as investigações.

Anna Carolina de Sousa Santos, que se apresentava como influenciadora e empreendedora nas redes sociais, juntamente com Yasmin Navarro, Mariana Serrano de Oliveira, Rayane Silva Sousa e Gabriela Silva Vieira foram presas na quarta-feira (7) por roubar dados de cartão de crédito e causar prejuízo às suas vítimas, de acordo com a polícia.

Anna Carolina: blogueira nas redes, estelionatária na vida real, segundo a polícia
Foto: Reprodução/Redes sociais

A magistrada entendeu que o grupo oferece risco à sociedade por “participar de organização para a prática de estelionato”.

Na decisão, Shu citou que as cinco adquiriam cartões de crédito e os repassavam a comparsas, que faziam saques, compras e transferências.

“A prisão é imprescindível para a desarticulação do grupo, evitando-se a reiteração da prática criminosa. Ela se faz necessária para garantia da ordem econômica, pois a conduta das custodiadas lesa o patrimônio de número indeterminado de vítimas, causando ainda prejuízos às instituições financeiras emissoras dos cartões extraviados, que são compelidas a ressarcir os clientes lesados” escreveu em sua decisão.

As estelionatárias Mariana Serrano, Gabriela Vieira, Rayane Sousa, 
Anna Carolinas e Yasmin Navarro
Foto: Reprodução

Juíza rejeitou argumento de moradia em outro estado

A defesa de Gabriela e Mariana alegou que as duas não são moradoras do Rio de Janeiro e apenas estavam no apartamento no momento da operação policial. A questão da residência em outro estado também foi abordada pela defesa de Yasmin. Mas o argumento não foi acolhido pela juíza.

“Vale salientar que três das custodiadas residem no município de São Paulo, de forma que, ausente qualquer demonstração de vínculo com esta localidade, a colocação em liberdade poderia impedir sua localização posterior”, justificou.

A defesa de Yasmin Navarro ainda pediu o relaxamento da prisão pelo fato dela ter um filho menor de idade, o que é previsto no Código Penal, mas que também foi rejeitado pela magistrada.

“No presente caso, verifico que os crimes em tese praticados pela custodiada, apesar de não terem sido cometidos com violência ou grave ameaça, são bastante graves, haja vista que há fortes indícios de que fazia parte de organização criminosa para a prática de delitos de estelionato, mediante a utilização de ardiloso esquema de fraudes eletrônicas destinadas a manter suas vítimas em erro, dando-lhes uma falsa percepção da realidade. Portando, o agir da custodiada indica que sua companhia se apresenta mais nociva do que benéfica aos filhos”, pontuou.

Leia também

Quadrilha falava com vítima no momento da prisão

Na quarta-feira (7), policiais da da 40ª DP, de Honório Gurgel, prenderam a blogueira Anna Carolina de Sousa Santos, Yasmin Navarro, Mariana Serrano de Oliveira, Rayane Silva Sousa e Gabriela Silva Vieira em um apartamento no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, por estelionato.

No local funcionava uma “central de telemarketing", que servia para aplicar golpes em suas vítimas. Elas entravam em contato fingindo ser da administradora do cartão de crédito, diziam quem havia sido detectada uma fraude nas compras feitas no cartão, e que a vítima deveria passar alguns dados para resolver o problema. Elas ainda mandavam um suposto motoboy até a casa da pessoa a ser lesada pegar o cartão.

Com todos os dados e o cartão das vítimas em mãos, elas faziam compras, saques em contas bancárias, pix a até empréstimos.

No momento da prisão, policiais encontraram duas indiciadas em ligação ativa com suas vítimas.

Defesa nega envolvimento de duas meninas

A defesa de Mariana Serrano de Oliveira e Gabriela Silva Vieira negou envolvimento delas na quadrilha presa por estelionato e organização criminosa.

Segundo o advogado Norley Thomas Lauand, que representa as duas, elas são universitárias, moram em São Paulo e estavam hospedadas no apartamento, que pertencem a Yasmin Navarro.

"Elas estavam com passagem comprada para voltar hoje (sexta-feira) para São Paulo. Não têm nada a ver com isso. As famílias estão desesperadas", disse Lauand.

A defesa de Anna Carolina de Sousa Santos também se manifestou dizendo que repudia veementemente as acusações que são feitas a sua cliente.

"Ao longo do instrução criminal, sua inocência será provada. A mesma possui ocupação lícita, residência fixa e bons atecedentes, razão pela qual será impetrado o recurso cabível para sua soltura", disse o advogado Daniel Sad, que representa a blogueira.

Anna Carolina curtição dia e noite
Foto: Reprodução/Redes sociais

Anna Carolina: luxo e riqueza nas redes
Foto: Reprodução/Redes sociais

Anna Carolina em momento relax antes de ser presa
Foto: Reprodução/Redes sociais

Momento 'good vibes' para os seguidores 
Foto: Reprodução/Redes sociais
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: