27 de agosto de 2020

COVID-19 - ITAITUBA PODE TER PRIMEIRO CASO DE REINFECÇÃO

0
A paciente é uma mulher de 45 anos, que teve o 2º diagnóstico da doença esta semana, após mais de 4 meses do primeiro teste positivo.

Por: Moisés Sodré

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Itaituba-SEMSA, junto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública-SESPA, investiga que pelo menos haja uma paciente com suspeita de reinfecção pela covid-19 no município. Segundo a SEMSA, pesquisas estão sendo realizadas para verificar o sequenciamento genético e avaliar se são vírus diferentes; se houve mutação ou se o mesmo vírus da primeira infecção voltou a se manifestar.

A mulher, das iniciais J. S., que tem 45 anos, trabalha como assistente social em Itaituba e testou positivo para covid-19 duas vezes. Ela fez o teste pela segunda vez nesta quarta-feira (26) após apresentar tosse, ardência nos olhos e fortes dores no corpo.

Ela reapresentou os sintomas da doença no último dia 16 de agosto, quando teve desmaio durante o trabalho. “Após o desmaio, logo fiquei ruim. Não como nada, não consigo sentir cheio, nem paladar. Meus olhos ardem muito, estou sempre vomitando”, relata a mulher.

O primeiro exame positivo que a assistente social realizou foi no fim do mês de março. Ela teve apenas sintomas leves, não precisou ser internada e já havia se recuperado.

Segundo a mulher, primeiro teste foi realizado em um laboratório particular da cidade, pois, a Secretaria Municipal de Saúde teria realizou o teste antecipado nela, dando negativo. Após 14 dias ela fez o exame na rede privada de saúde e deu positivo. O segundo foi realizado em uma unidade pública de saúde, que apontou a presença do vírus em seu organismo.

“A reinfecção é bem pior do que a primeira vez; não tem nem comparação. Se eu não melhorar nos próximos dias, eu vou me interna” afirma a mulher.

Casos de reinfecção no Brasil

O Brasil não tem, até o momento, nenhum caso de reinfecção pela covid-19 confirmado até o momento, afirmou o Ministério da Saúde em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (26). Por outro lado, a possibilidade desse novo cenário não é descartada pelas autoridades e, por isso, a pasta disse acompanhar de perto as investigações feitas pelas secretarias de saúde estaduais.

Fonte: Portal Giro
Author Image
AboutNSussuarana

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: