23 de junho de 2020

COVID-19: ITAITUBA/PA TEM O SEGUNDO PIOR ÍNDICE DO OESTE PARAENSE

0
​O período em que o prefeito Valmir Climaco liberou diversas atividades refletiu negativamente nos números do coronavírus em Itaituba pois, como vem ocorrendo desde o início da pandemia, muitos são contra as medidas restritivas, alegando que está havendo falta de dinheiro e extinção de empregos. Porém, o que sei viu, fui muita gente com dinheiro, pois a farra está sendo grande após a liberação.

E os números refletem essa mentalidade kamikase de muitos itaitubenses, que coloca em risco de toda a população.

Vejamos os números entre os boletins epidemiológicos-BEp publicado em 19 de maio e o último boletim, publicado hoje, 22, quando se anunciou a 50ª vítima do coronavírus.

                        Suspeitos   Infectados  Recuperados  Internados    Óbitos

BEp de 22/6:    2373     -       2077    -      1584        -        10     -       50

BEp de 19/5:    0193     -       0171    -       0009       -         15    -       06

Percentuais:  +1230      -    +1215    -  +17.600       -     -66,60 -   +833


Conforme os percentuais acima, os itens 'suspeitos' e 'infectados' tiveram quase o mesmo percentual de aumento, na faixa de mais de 1200%; o item 'óbitos' teve um significativo aumento, de 833%. Porém, nem tudo é notícia ruim, porque o quadro 'recuperados' neste período teve um estrondoso aumento de mais de 17 mil por cento!, o que demonstra que se está fazendo um bom trabalho, assim como muitos pacientes estão reagindo bem ao tratamento.

Outro dado interessante foi a baixa, de 66%, no casos internados, o que comprova a fala de Adriano Coutinho, Secretário de Saúde, de que a UPA tendo ocupação de 45% dos leitos por covid-19 e, no Hospital Municipal de Itaituba, a ocupação por doentes do covid-19 é zero.

Um índice também interessante, é o percentual dos recuperados em relação aos infectados, que é mais de 76% e, o índice de óbitos por infectados, é de 4,15%.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Os maiores aumentos nos casos confirmados se deu entre os dias 01 e 02/06 e entre os dias 04 e 05/06, com um aumento de 130 e 302 novos casos confirmados, respectivamente. Mas conforme o Secretário de Saúde, Adriano Coutinho, a tendência é aumentar ainda mais os casos de confirmados por causa das testagens que estão sendo feitas em grande número.

Apesar desses dados, Itaituba ainda figura no quadro vermelho de infecção por coronavírus, em segundo lugar no Oeste do Pará, pois o índice de incidência por 100 mil habitantes é de 20,17%, sendo que Jacareacanga ocupa o primeiro lugar (23,67%), em terceiro Oriximiná com 15,88% e Santarém , em quarto, com 11,05%.

Durante esse período o governo municipal decretou inúmeras medidas para diminuir a onda de contagio. Dentre elas o fechamento parcial do comércio, toque de recolher, além de outras medidas que já tinham sido adotadas, como uso obrigatório de máscara e multa para quem descumprisse os decretos. Apesar disso, o município registou alta taxa de contagio, onde 1 a cada 75 habitantes, foi infectado.

Dados da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), apontam que os índices de isolamento foram abaixo do recomendado pelas autoridades de saúde, no caso dos municípios paraenses, é de 60%. Entre 13 de maio e 13 de junho, a taxa média de isolamento foi de 43,48%, com maiores índices apenas aos domingos. (portal Giro)

Nenhuma descrição de foto disponível.

Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: