6 de abril de 2017

ITAITUBA/PA - APÓS CHUVA TORRENCIAL, VALMIR CLIMACO VISITA PONTOS DE ALAGAMENTO E TOMA MEDIDAS URGENTES.

0
A torrencial chuva que caiu sobre Itaituba provavelmente desde as 2h da manhã desta quarta-feira, 5, castigou nossa cidade de forma impiedosa, deixando à mostra que muito ainda precisa ser feito, mas precisamente na Cidade Baixa. Porém, o prefeito Valmir Climaco e equipe da Seminfra, via Secretário Orismar Gomes e Diretor de Urbanismo, Gerson Hiller, além do Diretor de Iluminação Pública, José Filho, montou uma equipe de trabalho para solucionar, mesmo que temporariamente, o sofrimento desses moradores.
Na 1ª imagem, a casa construída em cima do canal.
Nas demais imagens, a abertura do canal e passagem da água
Para dar vasão à água que acumulava na Cidade Baixa, a equipe se concentrou na trav. Lauro Sodré, às proximidades da Sorvetearia Ray, onde foi preciso demolir uma residência construída em cima do canal de passagem da água do Igarapé Oriundo. O prefeito Valmir Climaco, após a desocupação da casa, rasgou o asfalto para dar maior vasão à água que se acumulava nas ruas da Cidade Baixa, além de colocar tubulões de maior diâmetro.

Porém, apesar desse esforço, verificou-se na data de hoje, 6, que na av. Treze de Maio, às proximidades da loja Quaresma, também havia um outro grande obstáculo que impedia o livre escoamento da água: várias madeiras entupiam a bueira que atravessa tal avenida.


As imagens à direita mostram o trabalho da equipe da Seminfra para desobstruir a bueira, que tinha mais de sua metade aterrada e outra parte, entupida com restos de madeira. Que espírito de porco teve tal atitude? 

Porém, o problema não é de quem jogou, mas de quem viu, e nada falou, assim como de todas as pessoas que sofrem diretamente por causa desses entupimentos. A Prefeitura tem o dever e a obrigação de fazer sua parte! Nós também, enquanto cidadãos de bem, temos o dever e a obrigação de fazer nossa parte e denunciar quem joga entulho/lixo nas vias públicas e córregos.

Mas a obra que vai solucionar um outro grande problema, que há muito vem atormentando a população, é a água da Lagoa dos Patinhos, que receberá um canal de tubulação dupla, que já está em construção (imagem à esquerda) através da rua Décima Sétima, sentido rod. Transamazônica ao bairro Bela Vista. 

Essa importantíssima obra, em conjunto com os serviços feitos na desobstrução do curso d'água do Igarapé Oriundo no bairro Liberdade, 'Curva da Morte' (rod. Transamazônica), Treze de Maio e Lauro Sodré resolverá uma grande e grave problema de saneamento em Itaituba, mas dependerá, e muito, da colaboração da população, pois parte dela deve mudar rapidamente certos vícios porcos e nocivos, assim com a Prefeitura Municipal, hoje e amanhã, manter equipes de limpeza dos canais. 

Fazendo sua parte, o atual prefeito diz que "Estamos tentando resolver um problema antigo da cidade e, se Deus quiser, vamos conseguirr!"

Casa retirada para abertura da passagem da água.
Imagem: Jr Ribeiro

Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: