4 de maio de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA DESVIRTUADA

23

Secretário toma microfone da mão do presidente da Câmara

NOTA DO BLOG:  FIQUEI NA REFERIDA AUDIÊNCIA/PALANQUE POR APROXIMADAMENTE UMA HORA,  (ENCONTRO-ME ADOENTADO), POIS HAVIA UM CALOR INSUPORTÁVEL, BEM COMO NÃO DAVA PARA ENTENDER QUASE NADA DO QUE SE FALAVA E, PRINCIPALMENTE, PELO USO POLÍTICO DADO A TÃO IMPORTANTE EVENTO. NÃO ENTENDI A PRESENÇA DE TRÊS DEPUTADOS DO PT NA MESA DE AUTORIDADES, DA AUSÊNCIA DA SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE DE ITAITUBA (O QUE DEMONSTRA A FALTA DE PRESTÍGIO DESTA JUNTO À PREFEITA), DA DRA. MARIA AZILDA (DNPM). NUNCA TINHA PARTICIPADO DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA POR INCOMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS, MAS ESTA DEU-ME UMA PÉSSIMA IMPRESSÃO. O AMIGO JOTA PARENTE SINTETIZOU DE MANEIRA BRILHANTE TAL EVENTO, COMPLEMENTADO POR SEU PROGRAMA DE RÁDIO NO DIA DE HOJE.  
 O secretário José Colares ouviu calado, uma enxurrada de críticas contra o governo do Estado, o qual ele representava na ocasião da audiência publica. Vinha bombardeio de todos os lados.

O presidente da Câmara de Itaituba, vereador Wescley Tomaz foi anunciado como o próximo orador a usar o microfone. Ele começou citando que o pai da prefeita Eliene Nunes foi garimpeiro. Em seguida disse que Itaituba pedia socorro ao governo do Estado.

Quando Wescley perguntou ao titular da SEMA, se ele vestiria a camisa da campanha pela legalização do garimpo, que muita gente estava usando no local, José Colares levantou-se rapidamente, tomando o microfone da mão do vereador.

Wescley ainda tentou pegar o microfone de volta, mas, o secretário estava visivelmente irritado e não soltou o equipamento por nada, indo até o fim, dizendo tudo que estava entalado em sua garganta.

"Eu não vim aqui para fazer proselitismo político. Eu já vim seis vezes a esta região desde que assumi. Estou aqui para conversar. Zé Geraldo, Puty e Raulien, se vocês aplaudirem o que está acontecendo, - referindo-se ao modo como continua sendo feita a garimpagem - vocês estarão apoiando quem comete esse crime" afirmou o secretário.

Ele continuou, dizendo que o Decreto 714/2013 não proíbe a garimpagem, e que não era governador, nem deputado algum quem estava dizendo, mas, ele. Disse que não vai liberar uma só draga no Rio Tapajós, se a cooperativa que representa os donos delas não cumprir todas as exigências.

Uma notícia que todos os presentes esperavam de ouvir foi dada pelo secretário José Colares: Trata-se da implantação de uma representação da SEMA em Itaituba, em condições de fazer o trabalho que se espera do órgão. Ele foi bastante aplaudido depois desse anúncio.

"O decreto não vai ser revogado, porque ele não proíbe a garimpagem.

Eu não sou maluco de mandar parar essa atividade vital para a economia desta região. Podem continuar nos baixões, nos grotões. Vamos fazer juntos a legalização da garimpagem.

Muitos aqui aproveitaram a oportunidade para, agora, se identificarem com os garimpeiros. Não adiante ficar com discursos demagógicos. Depois, os deputados voltarão para Belém e para Brasília e se esquecerão disso. Nós, que vamos ficar aqui é que temos discutir a maneira de regularizar a garimpagem", finalizou o secretário de meio Ambiente, José Colares.

Depois do discurso inflamado do titular da SEMA, foi anunciada a fala da prefeita Eliene Nunes, mas, pode-se dizer que a audiência pública já tinha praticamente acabado, depois que os garimpeiros ouviram parte do que queriam ouvir.

Uma parte importante do discurso da prefeita foi quando ela se dirigiu ao secretário, pedindo que o município e o Estado discutam essa questão da garimpagem para que se encontre uma solução para esse impasse, antes que venha alguém de fora, referindo-se ao governo federal, e feche todos os garimpos de uma vez por todas, com a força da lei.

Neste sábado, a partir de nove horas, na Câmara, haverá uma reunião para discutir a Instrução Normativa que vai disciplinar a atividade garimpeira na área afetada pelo Decreto 714/2013. Será uma reunião na qual não caberão discursos bonitos, mas, sugestões e discussões técnicas.
Louvável a iniciativa e o empenho do presidente da Câmara, Wescley Tomaz para a realização desse encontro, assim como a vinda das caravanas de vários municípios.
------------------------------------------------------------- 
Péssima, a reação de um grupo de pessoas ligadas à atividade garimpeira, que demonstrou total falta de urbanidade quando da fala do deputado Dudimar Paxiúba.

A acústica horrorosa do ginásio atrapalhou bastante, pois deu para entender muito pouco do que falaram os oradores que mais gritaram do que falaram.

Falha gritante não ter sido convidado nenhum vereador da caravana de Santarém para a mesa, sob a justificativa de que teriam chegado atrasada. Houve gente que chegou bem depois deles, que foi chamada para a mesa.

Totalmente fora de propósito o comportamento daqueles detentores de mandato que resolveram discursar como se estivessem em plena campanha política. Esse foi um dos pontos que destoaram.

Pecado mortal cometeu a organização do evento, quando deixou de chamar a Dra. Maria Azilda, do DNPM, que veio de Brasília, especialmente para participar da audiência pública. Nem mesmo sua presença chegou a ser registrada pelo cerimonial.
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

23 comentários:

Anônimo disse...

PÉSSIMA FOI A MANEIRA COMO ELE GRITOU LÁ NO CONGRESSO SEM PENSAR NAS FAMÍLIAS E ECONOMIA DO MUNICIPIO..EI CARO NORTON O DUDIMAR JÁ É BOM PQ ATÉ A ULTIMA ELEIÇÃO VI ESSE BLOG CRITICÁ-LO BASTANTE;;

Anônimo disse...

E OUTRA AMIGO O POVO TEM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO GARANTIDA PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. NINGUÉM É OBRIGADO A NADA.

Anônimo disse...

norton o nosso dep teve uma oportunidade unica, acho dificil ele contornar essa situação, acho que tinha que brigar sim , para impedir essa entrada descontrolada de pessoas de outros estados que estão invadindo nosso rio em grande quantidade de dragase que não gera nem um emprego para nosso povo e nem deixa renda alguma em nosso municipio, quem quizer constatar , pode ir em uma da quelas dragas como é só gente de fora, quem tinha que explorar é nosso povo que aqui vive a muito tempo, eo nosso dep em seu discurso bonito no congresso onde comoveu a todos, agora vem dizer que não tem nada aver com decreto, ´e brincadeira, oque ele fez naquele momento foi denunciar tudo e todos só um leigo não entendeu sua mensagem, se ele foi infeliz em suas colocação só ele vai dizer , pois , ja ta pagando um preço muito caro. fico triste pois é a primeira vez que temos um representante da nossa região no congresso e mais ainda filho legitimo de itaituba.

Anônimo disse...

A audiencia publica deixou muito ou bastante a desejar, pareceu visivelmente, claramente o poder de manipulação dos politicos com relação a tratar o povo como gado.
Um deboche ao intelecto a forma como foi conduzida pelo covil de puxasaquismo do ator que fazia o papel de duble de mestre de cerimonia e sua ajudante. Alem de cometerem atos de quebra de protocolo. No decorrer da audiencia lamentavelmente os deputados usaram o momento para palanque numa atitude no minimo mediocre. outro aspecto de suma importancia Não chamar o ministério publico federal e o orgão federal resposavel pela questão Mineral de terras e rios da união?!!!!! A meu ver caiu por terra toda a audiencia.
Outro aspecto importante será a implantação da SEMMA aqui as pessoas de bem e que tem interesses tem que ficar de olho em quem vai compor esta SEMMA para não se tornar mais uma sinecura deposito de apaniguados de deputados A ou B, senão vai dar no mesmo será mais um Lugar a ser criado apenas de fachada, eu até sugeriria que houvesse concurso publico para esta SEMMA aqui.
Agora este garoto Wescley foi de uma arrogancia, preteenção e grosseiria quando tomou o microfone do Dr.Colares (Sec.de Estado de Meio Ambiente).~Boas maneiras e um pouco de civilidade são atitudes muito saudaveis num Ambiente publico e democratico.
E os garimpeiros heim ? os que são verdadeiros interessados não deram voz, tinha gente do meu lado que veio do Cuiu Cuiu, e foram apenas massas de manobra, Lamento...Que falta de educação... Mas o pior foi no final do que nada foi resolvido terminar com coração de estudante.... isto foi de uma disfarçatez mediocre.
A prefeita foi um show a parte ridiculo comportamento, Sem seriedade só rindo e fazendo pose para Fotos, parecia que ela estava no momento dela, e que tudo girava ao seu redor como adolescente mesmo.Prefeita, prefeita a epoca de caras e bocas já passou tente encarar as coisas com a seriedade que cada caso requer achei uma esbornia.

Anônimo disse...

O governo se quiser pelo menos limpar a sua barra em relação a garimpagem na região deveria implantar em regime de urgencia uma SEMA em Itaituba, pois assim as pessoas poderiam acompanhar de perto o andamento de seus processos e não ficar fazendo longa e caras viagem até belém e não resolver nada. Em relação ao decreto acho que poucas pessoas leram ele, e foram muito pela cabeças dos outros pois não proibe a garimpagem na região, e sim no leito do tapajós.

Anônimo disse...

Mudando um pouco de assunto, tem que se pensa em alternativa para o nosso ginásio municípal, pois o maior local para pratica de esporte e eventos do município, ter vários problemas, como por exemplo o calor que é insuportável durante eventos com grande quantidade de publico, a quadra feita de madeira dias após a sua conclusão começou a se soltar, rachaduras em suas dependências, problemas com a questão acustica impedem a realização de eventos como shows, apresentações culturais entre outras, então está na hora de se pensar em uma readequação desse espaço, pois foi gasto muito dinheiro para um local cheio de problemas.

Anônimo disse...

pela primeira vez vou concordar com peninha, essa Audiência Pública serviu para um palanque de Politicos, não tinha nem um garimpeiro de verdade, arrmaram é o presidente da Camara caiu direitinho nesses palhaços, só restou pra ele quando o Secretário pegou o microfone de sua mão, espero que ele aprenda com essa. O Deputado Hilton Aguiar quando está em Itaituba fala que está a favor dos garimpeiros quando fala com o Governador diz que o Estado esta certo em fiscalizar e proibir a garimpagem no Rio Tapajos Deputado de duas palavras, e outros politicos que estavam ali nem conhecem os garimpos de Itaituba, Jisefina,Zé enganador que só aparece em Itaituba em época de eleição devaria bringar em Brasilia para verem com se encontra a Trasamazônica na zona urbana de Itaituba, Airton Fuleiro,Puty que nem conhece Itaituba e outros que usaram essa audiência para fazerem um comicio para as eleiçôes que estão chegando ACORDAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ITAITUBA

Anônimo disse...

ANONIMO DO DIA 04 maio, 2013 16:42, CREIO QUE ESTÁS EQUIVOCADO EM RELAÇÃO A PROIBIÇÃO DOS GARIMPOS SOMENTE NO LEITO DO RIO TAPAJÓS LEIA O QUE DIZ O DECRETO 714 DE 05 2013:Parágrafo único. As licenças e/ou autorizações ambientais para
atividade garimpeira com Escavadeira Hidráulica e Equipamento
Flutuante – Dragas, Balsas Chupadeiras e Balsinhas, nos
tributários diretos e indiretos do Rio Tapajós, que porventura
tenham sido concedidas pelo órgão ambiental fi cam no prazo
de 60 (sessenta) dias, a partir da publicação deste Decreto,
com sua validade suspensa, devendo ser desmobilizado todo o
maquinário.

Anônimo disse...

Rapaz eu vim lá do rabo do rato, mas quando olhei ,olhei assim mei disconfiado pra esse bando de pulitico me deu foi medo de roubarem minha boroca. fiquei rodado ali ô.

Anônimo disse...

primeiramente conjugo com as palavras do secretário Colares, quando fala na evasão de impostos feita por pseudos garimpeiros e compradores de ouro neste muncipio a décadas, boa oportunidade pra noosa prefita começar a tomar as rédeas sobre este assunto,e também parabenizar no deputado Federal que teve a HOMBRIDADE, de dizer o que poucos teriam coragem, concordo com V<EXA, em quase todos os aspectos pp no que diz respeito a preservação da natureza, feliz do povo que tem um Rio belo e formoso como o nosso Tapajós, que tantos dele desfrutam sem nada dar em troca, para com estas gana insana destas pessoas que se intitulam garimpeiros, muitos sequer foram alguma vez em um garimpo. como disse o Nobre Deputado, parecem mais pagodeiros do que outra coisa,vamos luta pelo carteira assinada do GARIMPEIRO,PARA QUE POSSA TER SEUS DIREITOS ADQUIRIDOS, na velhice que chega logo pelo trtabalho desumano desenvolvido, seria interessante saber o quanto este senhor João da Delub , pagou de impostos federais nestes últimos
20 anos, talvez nem um centavo, Receita Federal de fora nesta turma.Parabens Deputado, honraste o teu múnus parlamentar. fora Puty Ademir Hilton e cia....

Anônimo disse...

Quero parabenizar o Deputado Paxiúba e externar repúdio a classe garimpeira que o vaiou. Como Itaituba cresceu através do garimpos, para mim está claro agora o porquê de termos uma cidade imunda e de gente mal educada.

Anônimo disse...

Garimpeiro - Povo sem esclarecimento que não tem entendimento sequer para interpretar um Decreto. Muita confusão para nada. O Secretário de Estado pôs todos no bolso. Viva a natureza, o Tapajós vivo e a arrecadação da Prefeitura e Estado. Certamente esse João Delub e tantos outros vão pagar todos os impostos que devem e que não deve ser pouco.

Anônimo disse...

Nortinho, o que o pai da Prefeita estava fazendo no palanque? Agora quando sempre tem reunião ela leva um parente?. foi assim na reunião em brasilia quando ela levou o primeiro damo. Heita governo fuleragem. hihihihihihihihihihih

Anônimo disse...

ASSIM COMO O VALMIR LEVAVA A SOLANGE QUE NEM SABIA SE PRONUCIAR, POIS UM DIA TIVE DESPRZAZER DE VÊ-LA FAZENDO UMA HOMENAGEM AS MÃES FIQUEI PENSANDO SERÁ QUE ESSA MOÇA TEM PELO MENOS O ENS FUNDAMENTAL REALAMENTE CURSADO?

Anônimo disse...

COMO FILHA DE ITAITUBA, SOU SOLIDÁRIA AO MEU CONTERRÂNEO DR. DUDIMAR, E AO MESMO TEMPO, PARABENIZAR PELA CORAGEM. DEPUTADO, NÃO SE CURVE A ESSES CORONÉIS DE GARIMPO. SEJA SEMPRE UM DEFENSOR DA NOSSA TERRA. NÓS ITAITUBENSES PRECISAMOS DE PESSOAS COMO O SENHOR. SERÁ QUE NÓS, FILHOS DE ITAITUBA NÃO TEMOS O DIREITO DE LUTARMOS PELO QUE É NOSSO. PARECE QUE NÓS É QUE SOMOS OS INTRUSOS? AS PESSOAS QUE AQUI NASCERAM E AQUI VIVEM, SABEM MUITO BEM DO QUE A GARIMPAGEM DE MODO IRRACIONAL VEM NOS CAUSANDO. AINDA BEM QUE ESSES CORONÉIS, NENHUM É ITAITUBENSE; SENÃO, A DECEPÇÃO SERIA MAIOR. CONCLAMOS AOS ITAITUBENSES, LUTEMOS POR UMA ITAITUBA MELHOR!

Anônimo disse...

Parabéns Dudimar!! Para mim seu conceito só aumentou. Os garimpeiros me decepcionaram.

Anônimo disse...

ninguém estrangeiro somos todos brasileiros não tem intruso aqui, no nosso pais temos o direito de escolher queremos viver.

Anônimo disse...

ninguém é estrangeiro somos todos brasileiros, não somos intrusos aqui, no nosso pais temos o direito de escolher onde queremos viver.
mais de 90 % da população ou é de outro estado ou descende de outro estado. os filhos dos "coronéis nasceram todos aqui.

Anônimo disse...

é verdade aqui em Itaituba tem esse negocio de chamar as pessoas quevem para trabalhar aqui de intrusos MAS INTRUSOS É O CACETE AGENTE VEM PARA TRABALHAR E PARA DESENVOLVER ESSA REGIÃO,E AQUI NASCEM NOSSOS FILHOS E POR SINAL AQUI TAMBÉM É BRASIL E PATRIA DE TODOS BANDO ...

Anônimo disse...

O que seria de Itaituba sem os "intrusos" que a filha da terra fala?

Anônimo disse...

QUERO DIZER PARA A FILHA DA TERRA QUE ANTES DELA NOS CHAMAR DE INTRUSOS, NÓS QUE VIEMOS AQUI PARA TRABALHAR E DESENVOLVER ESTA REGIÃO, QUE ANTES QUE ELA NOS CHAME DE INTRUSOS ELA REVEJA SEUS CONCEITOS E VÁ ATÉ A CAMARA A CASA DA MAE JOANA E DISCUTA COMO OS VEREADORES AS CONDIçÕES DA EDUCAçAO OFERTADA NESTE MUNICIPIO. PERGUNTE POREXEMPLO POR QUE HOUVE UMA CHAMADA PARA EMPREGO NA BONGUE QUE ESTA CONSTRUINDO PORTOS EM MIRIRITUBA E DOS 24 FILHOS DA TERRA QUE SE APRESENTARAM 16 FORAM REPROVADOS POR QUE NEM LER MINIMAMENTE SABIAM, E AGORA CHAMAR GENTE DE FORA OS INTRUSOS COMO VOCE FALA POIS OS FILHOS DAQUI NEM LER SEU MUNICIPIO SE IMPORTOU DE ENSINA-LOS E PREPARA-LOS PARA O MERCADO DE TRABALHO.... ORA VAI FALAR BOBAGEM NA CAMARA....

Anônimo disse...

Se tirarmos de Itaituba, os chamados "intrusos" vai ficar pouca gente morando na cidade, pois sabemos que 90% dos empresários do município são de outros estados, essa briga não deve partir desse ponto, não é colocando culpa nas pessoas que vem para o nosso município que vamos resolver toda essa problematica e se está ruim com os "intrusos" imaginem sem eles.

Anônimo disse...

EI NORTON TU ESTAS MORTO VAMOS NOS MANIFESTAR PARA TIRAR ESSA INFELIY DESTA PREFEITURA AGORA. NAO DA MAIS.