11 de agosto de 2022

ITAITUBA/PA - CRIANÇA DE 3 ANOS É ATACADA POR CACHORRO PROVAVELMENTE DA RAÇA PITBULL

0
Reprodução

Cachorros soltos nas ruas sempre foram um transtorno, principalmente para motociclistas, além, também, de serem vetores de doenças como raiva, micose, larva migrans e leptospirose, que, apesar de ser mais frequente a transmissão dessa doença a partir da urina de rato, os cachorros também podem ser infectados pela bactéria da leptospirose e transmitir para as pessoas.

Além desses cachorros ditos vadios, assim chamados por não possuírem donos, os cachorros de raças com DNA de ferocidade, pedigree e de valor elevado, há muito está se tornando transtornos para transeuntes e para vizinhos de quem possui tais animais, quando não são devidamente guardados e vigiados. E parece que este foi o caso que ocorreu no bairro residencial Campo Belo em Itaituba, sudoeste do Pará, quando uma cadela, possivelmente da raça pitbull, conforme informações de morador que já viu tal cadela 'passeando' pelo bairro, avançou sobre uma criança de 3 anos de idade que estava na companhia de sua mãe, Raquel Holanda em uma motocicleta.



E esta mesma fonte afirmou que, pelo fato da mãe da criança ter postado em um grupo de WhatsApp do Campo Belo sobre o ataque canino a seu filho, isso pode ter alertado o dono da cadela, que resolveu esconder seu agressivo animal.

Espera-se que tal pessoa tenha a decência e o bom senso de procurar a mãe da criança para que preste a devida assistência ao menino atacado pela cadela. Aguarda-se sua manifestação. 

OUTRO CASO

Chegou até ao conhecimento do blog que uma outra criança em Itaituba, no caso uma menina, foi atacada pelo pitbull da família, que está internada no Hospital Regional do Tapajós-HRT. Sabe-se que o cachorro era criado pela família desde pequeno.

Contadora Acimi Muniz se machucou enquanto tentava defender filha de 2 anos e cachorra de ataque de pitbull (Fotos: acervo pessoal)

O ataque se deu quando os pais da criança estavam trabalhando, e que a menina foi socorrida por um tio da vítima. O cachorro danificou bastante o rosto da criança, inclusive arrancando um pedaço do nariz da menina.

SOBRE O PITBULL

Originalmente criado para a rinha de cães, o pit bull atua hoje principalmente como cão de companhia e cão atleta em esportes lícitos, mas também como cão de agarre em caça lícita de grandes animais como javalis.

SAIBA MAIS:
O QUE FAZER EM CASO DE ATAQUE DE PITBULL

O pit bull é um cão atlético de porte médio do tipo terrier, e descende do extinto bull-and-terrier, cães que eram gerados pelo cruzamento entre o extinto antigo buldogue inglês e o antigo terrier inglês.

O Bull-and-terrier foi criado nas Ilhas britânicas (Inglaterra) para caça e para o combate em desportos sangrentos, e geralmente é creditado como o ancestral do pit bull. Porém, alguns escritores e criadores, a exemplo de Richard Stratton, defendem que o pit bull é o próprio antigo buldogue inglês, e, por isto, muitos deles referem-se ao pit bull pelo nome de “bulldog”.

O pit bull não é indicado para a função de guarda residencial/territorial, de modo que — de acordo com o padrão oficial da raça pelo United Kennel Club — é um cão caracteristicamente bastante dócil com pessoas estranhas (?), o que é uma qualidade desfavorável para a função.

Origem do nome

O nome completo da raça (em inglês american pit bull terrier, ou em português pit bull terrier americano) contém muito significado sobre a origem histórica e desenvolvimento da mesma.

Pit é uma palavra de origem inglesa cujo um dos significados é "fosso", que era um dos nomes dados à arena na qual se realizavam desportos sangrentos de luta de cães e outros animais para fins de entretenimento. Como estes cães foram criados para as lutas em fossos, esse nome foi-lhes atribuído.

Bull, significa touro ou boi, e esse foi o nome atribuído ao conjunto dos cães utilizados no bull-baiting (luta entre cães e touros). Este nome foi herdado do seu ancestral antigo buldogue inglês, já extinto.

Terrier, significa terra, é o nome de uma categoria que engloba raças de cães utilizadas na caça de pequenos animais escavando terra para os conseguir capturar ou desentocar, sendo extremamente úteis na caça de pragas; são muito ágeis e enérgicos, perseverantes e absurdamente destemidos, bastante reconhecidos pelo seu gameness (qualidade de cães de combate e terriers de caça que são selecionados para desenvolver traços de avidez, apesar da evidente ameaça e concretização de lesões graves. Cães apresentando esta característica também podem ser descritos como perseverantes, belicosos, espirituosos, ou destemidos) e forte instinto de caça. Este nome foi herdado dos seus ancestrais de tipo terrier, que cruzados com o antigo buldogue inglês resultaram numa simbiose perfeita entre força e agilidade, originando o bull-&-terrier, considerados os gladiadores das arenas do mundo canino e ancestrais do pit bull.

American, significa americano, que representa o país de origem da raça pit bull, Estados Unidos.

Fonte: Giro Portal e Wikipédia
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: