12 de junho de 2020

ITAITUBA/PA - FAMÍLIA PRECISA DE AJUDA FINANCEIRA PARA AJUDAR NO TRATAMENTO DE PINTOR QUE LEVOU DESCARGAS ELÉTRICAS. CENAS FORTES!

0
Segundo o Corpo de Bombeiros, vítima teve queimaduras em aproximadamente 80% do corpo.

Dados para depósito bancário
Um jovem pintor, identificado como Carlos dos Santos Lobato, de 22 anos, foi vítima de um acidente impressionante na manhã desta sexta-feira (12), durante o trabalho de pintura em um prédio localizado no cruzamento da rua 12a com rodovia Transamazônica, Bela Vista, às proximidades da Feira da Johil e do Ginásio Municipal. Ele sofreu descarga elétrica de alta tensão e caiu de uma altura de aproximadamente 7 metros.

Segundo o Sargento Lino, do Corpo de Bombeiros, o jovem trabalhava na pintura da parte superior de um pequeno prédio que fica muito próximo da rede elétrica de alta tensão,  utilizando um rolo de pintura com cabo de metal, que teria sido 'sugado' pelo arco elétrico* da rede, resultando na descarga elétrica e sem chance de reação pelo pintor.


Vítima foi identificada como Carlos dos Santos Lobato, de 22 anos

A grosso modo, o arco elétrico é formado quando duas peças metálicas se aproximam, sendo uma delas energizada, e a outra peça, pode estar ou não, energizada, mas esta segunda peça deverá ter 'caminho' aberto para a passagem da corrente (energia) e no caso do acidente, por estar sem o devido equipamento de proteção individual (EPI) o pintor era a 'ponte' para a passagem da energia para o chão.

A vítima não utilizava nenhum equipamento de segurança, conforme determina a Norma Regulamentadora (NR)-10, quem em seu item 10.2 atenta para as medidas de controle de riscos em trabalho próximo à rede elétrica, sendo necessário que as vestimentas de trabalho devam ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas (item 10.2.9.2 ).

"No momento que chegamos ao local, adentramos no estabelecimento para ver se dava acesso para o local onde ele estava, mas não conseguimos. Retornamos e pegamos a escada do carro de bombeiros para subir até o local, mas nesse momento ele se mexeu lá e veio a cair." disse o sargento Lino.

Em um canal de televisão, o sargento afirmou que o pintor levou umas três descargas elétricas, o que ocasionou queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus, além de apresentar sangramento nasal.

Local do acidente e donde dá para se ver a proximidade entre a linha de alta tensão e o local de trabalho do pintor

Mesmo com a descarga elétrica e a queda de uma altura considerável, o jovem sobreviveu e foi socorrido pelos militares do Corpo de Bombeiros, sendo imediatamente encaminhado para o Hospital Municipal de Itaituba (HMI).


Segundo bombeiros militares, Carlos caiu sobre destroços da construção, batendo fortemente a cabeça e com possibilidade de traumatismo craniano e fraturas na costela. Durante o atendimento e encaminhamento ao HMI o jovem estava consciente e respondia aos estímulos.


Joana D’arc, diretora do Hospital Municipal aonde Carlos se encontra hospitalizado, informou que, apesar do estado de saúde do jovem ser estável, ele sofreu uma queimadura grave, de terceiro grau, e requer cautela.

“Esse tipo de lesão muito extensa e profunda, precisa de tempo para avaliar a evolução, agora, nesse momento, o quadro atual requer cuidados para que se mantenha estável”, disse Joana.

Carlos hospitalizado e aguardando leito no Hospital Regional de Santarém/PA

Carlos foi submetido a um exame de tomografia, onde não apresentou lesões internas, apenas queimaduras. Ele está esperando liberação de um leito em Santarém para viajar pelo TFD.

A família está mobilizada para ajuda Carlos e, inclusive, pede ajuda financeira de qualquer valor para custear a estadia de um acompanhante dele no hospital, no caso a mãe, Claudiane, enquanto estiver na cidade de Santarém. Caso queira ajudar, entre em contato com Raimundo, pai de Carlos, através do (93) 9137-8062. (Fonte: Portal Giro)

Vídeo: Whatsapp

*Entenda o que é um arco elétrico





ano passado quase 5 mil pessoas morreram por acidente de trabalho
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: