15 de setembro de 2019

SANTARÉM/PA - GRANDE INCÊNDIO EM ALTER DO CHÃO E PONTA DE PEDRAS

0
De acordo com brigadistas, o fogo iniciou na noite de sábado (14). Chamas chegaram às margens da rodovia Everaldo Martins.

Por Dominique Cavaleiro, G1 Santarém — PA

Brigadistas de incêndio de Alter do Chão e Corpo de Bombeiros combatem um incêndio de grandes proporções que atingiu a Floresta em Alter do Chão, localizada em Santarém, no oeste do Pará. As chamas avançaram para a rodovia Everaldo Martins e o incêndio se estende até Ponta de Pedras.

Segundo os brigadistas, as chamas começaram no sábado (14) e afetam grande área da mata nativa. Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também se deslocou para dar apoio na ocorrência. Ainda não se sabe as causas do incêndio, mas nenhuma possibilidade é descartada mas, conforme a Folha de São Paulo, a polícia investiga a origem criminosa do fogo, que teria sido ateado por uma pessoa da comunidade Ponta de Pedras, dentro da Apa de Alter de Chão, área de proteção ambiental já invadida.

“Existe linha de investigação de que pessoas estariam devastando a área para comercializar lotes e ocupar de forma clandestina a reserva”, afirma o prefeito.

O governador Hélder Barbalho, diante do recrudescimento do fogo  pediu ajuda ao Comando Militar do  Norte para combater o incêndio.

Ao G1 e TV Tapajós o Corpo de Bombeiros informou que até os militares que estão de folga estão sendo acionados para dar apoio no combate ao incêndio.

Imagens aéreas de uma das áreas afetadas pelas chamas em Alter do Chão — Foto: Brigada de Alter do Chão



Brigadistas estão na mata tentando combater incêndio em Alter do chão.
(Imagens: Brigada de Alter do Chão)


De acordo com Daniel Govino, da Brigada de Incêndio, os trabalhos começaram às 5h da manhã deste domingo (15) com oito brigadistas e somente um carro.

“São três focos grandes de incêndio, o menor a gente combateu, o segundo estamos confiando no vento e na estrada que ele vá apagar sozinho e agora, por estratégia, vamos atacar o maior. Esse fogo está desde Alter do Chão, até Ponta de Pedras. Estamos chamando voluntários e apoio de lanchas para tentar apagar o fogo que está muito alto”, contou.

Nas primeiras horas da manhã deste domingo (15) centenas de fotos viralizaram nas redes sociais com uma verdadeira cortina de fumaça sob a vila de Alter do Chão. Pelas imagens aéreas também é possível vislumbrar a extensão do fogo que atinge a floresta.

De acordo com Corpo de Bombeiros, a situação é mais preocupante em Ponta de Pedras, já que as chamas estão chegando próximo à área residencial da comunidade.



Na noite de sábado (14) populares já registravam o início do incêndio. O vídeo mostra a situação em Ponta de Pedras.
Vídeo: Paulo Humberto



Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: