2 de junho de 2017

CULTURA - 500 ANOS DO PROTESTANTISMO!

0

O efeito Lutero: Como o Protestantismo foi global

Quando ele fixou suas 95 teses na porta da igreja em Wittenberg há 500 anos, Martinho Lutero não apenas provocou uma reforma da igreja, mas um movimento global. Uma exposição em Berlim examina seu impacto mais amplo.

A REFORMA: O EFEITO LUTERO É GLOBAL
Todos os caminhos levaram a Roma
Nesta pintura (1625-1650) que data de cerca de 100 anos após a Reforma, Martinho Lutero (centro) está entre um círculo de reformadores. Retratando a renovação da igreja e a batalha de vontades entre os estudiosos religiosos como governantes seculares assistir em primeiro plano, a pintura significa a natureza entrelaçada da religião e da política na época.


O museu de Martin-Gropius-Bau, em Berlim, promete viajar no tempo global através de cinco séculos e quatro continentes. Meio milênio após Martin Luther pregar suas 95 teses à porta da igreja em Wittenberg em 31 de outubro de 1517, o Museu Histórico Alemão explora o impacto do protestantismo.

Como o protestantismo afetou outras denominações e religiões? Como pessoas de diferentes culturas adotaram ensinamentos protestantes? E que conflitos surgiram?

Alemanha, Suécia, EUA, Coréia e Tanzânia são os cinco países com os quais a exposição analisa mais de perto. A conclusão não é difícil de adivinhar: A Reforma tem impactado dramaticamente a cultura moderna em todos os lugares - da teologia e da lei à ética empresarial e às humanidades. Da cidade turingiana de Wittenberg, o protestantismo atingiu os cantos mais distantes do globo.

Abrangendo 3.000 metros quadrados (mais de 32.000 pés quadrados), a exposição incorpora mais de 500 objetos, incluindo obras de arte raras e artefatos históricos cotidianos. Faz uso de métodos multimídia de apresentação que Lutero dificilmente poderia ter imaginado em seu dia - o que foi paralelo ao advento da imprensa.

Luteranismo na Suécia

Muitas reformas religiosas foram empreendidas desde o século XVI, mas antes de Lutero muito menos pessoas participaram de conflitos na igreja. A linha de frente não apenas correu limpa entre os apoiantes da reforma e os adversários. Com o tempo, várias interpretações cristãs solidificaram em denominações, incluindo luteranos, batistas, anglicanos, protestantes e outros.
Um selo especial foi emitido para comemorar o 500º aniversário das teses de Lutero

Influenciado pela Reforma Luterana, o rei sueco Gustav Wasa renunciou a Roma em 1527. O Sínodo de Uppsala, em 1593, tornou o protestantismo de Lutero obrigatório para o país ea Suécia estabeleceu uma igreja estatal luterana.

Vendo-se como um protetor do Lutheranism, os militares suecos invadiram prontamente os campos de batalha de Europa e afirmaram sua posição do poder.

Os EUA: A Terra Prometida dos dias modernos?

Pioneiros da Europa trouxeram o protestantismo para a colônia britânica na América do Norte, que mais tarde se tornaria os Estados Unidos. Lá, continua a assumir muitas formas, embora ao contrário de muitos países europeus, não há nenhuma igreja estadual.

Os pregadores do avivamento deram ao protestantismo sua voz e, a partir do século XVIII, vários grandes despertares levaram ao desenvolvimento de numerosas denominações, incluindo os batistas, metodistas e pentecostais.

"O protestantismo contribuiu em grande parte para o desenvolvimento da nação americana e sua auto-imagem", dizem os organizadores da exposição em Berlim. "Impacto a idéia de América como a terra prometida e dos americanos no povo escolhido."

Da exposição, o pendente lê "Melhor um turco que um papista"

Missionários na Tanzânia e além

No país africano do leste de Tanzânia, o protestantismo está também na ascensão, como a mostra da exposição. Com mais de seis milhões de membros e 24 dioceses, a Igreja Evangélico-Luterana na Tanzânia é a maior igreja luterana da África e a segunda maior do mundo.

Suas origens podem ser remontadas aos missionários alemães, escandinavos e americanos que estavam ativos no que costumava ser parte de uma colônia alemã.

Além disso, a Igreja Morávia, a Igreja Anglicana eo movimento carismático são também grupos protestantes significativos na Tanzânia. Hoje em dia, os missionários tanzanianos trabalham em todo o continente africano, vendo-se como representantes de ideais luteranos originais.

Hoje, a Coréia do Sul é o único país do Leste Asiático com uma grande população protestante. Quase 30 por cento dos sul-coreanos se identificam como cristãos. Quase dois terços desses são protestantes eo grupo está crescendo. Os primeiros missionários protestantes chegaram à Coréia no final do século XIX.

Este é apenas alguns dos que aguarda visitantes para "The Luther Effect" exposição no Museu Histórico Alemão em Berlim. Comemorando o 500º aniversário das teses de Lutero, outras importantes exposições alemãs estão programadas para acontecer nas cidades que desempenharam um papel importante na vida de Lutero, Eisenach e Wittenberg.

Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: