2 de dezembro de 2015

ITAITUBA/PA - LAGOA DOS PATINHOS ESTÁ SENDO ATERRADA. E NINGUÉM VÊ!

0
A população itatubense sempre procura demonstrar sua indignação quando o caldo já se encontra totalmente derramado, sendo rara e louvável exceção a briga pela manutenção da escola Alice Carneiro. Mas de resto, tudo continua a mesma, assim como continua o aterramento da lagoa dos Patinhos continua com a total conivência de vários órgãos, principalmente da SEMMA, que está fechando os olhos para mais esse crime ambiental.


Esta imagem à esquerda, foi feita em 1º de outubro passado e publicada no facebook, já demonstra o aterramento desenfreado da Lagoa dos Patinhos, que pode ser comparada com as imagens abaixo, feitas na data de hoje.



É a falta de um Plano Diretor aliada com a especulação imobiliária e a 'crise', que muitos teimam em dizer que se instalou em Itaituba, que está aterrando a lagoa e criando um imenso problema para o futuro. E haja construções sendo erguidas nessa crise!

Mas não são todos que compartilham desse crime ambiental, principalmente os moradores do entorno da Lagoa dos Patinhos, que sofrem, com qualquer chuva, as consequências desse aterramento. E diante da inércia dos órgãos competentes, o presidente do bairro Bela Vista onde se localiza a lagoa, sr. Djalma Alves, usou a tribuna da Câmara dos Vereadores na data de hoje (02/12) e denunciou o descaso público com que vem sendo tratado esse crime ambiental, que sensibilizou os vereadores e gerou discussões e acusações inúteis, como não ser de conhecimento da Prefeitura de Itaituba a construção dessas obras em cima da Lagoa dos Patinhos. Até parece que as construções estão sendo feitas às escondidas e os galpões cobertos por lonas para esconder as edificações.

Uma comissão  formada por oito vereadores irá fazer uma visita à lagoa no dia 03/12 e verificar as reais situações da lagoa.

Para sanar algumas dúvidas do blog, como o que é necessário para o início de um obra em alvenaria, foi procurado o CREA local e, em conversas com um engenheiro que ali se encontrava, este informou que após gerado o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) pelo CREA no projeto da construção, tal projeto é enviado ao setor de Tributos da PMI, que após análise do projeto e visita ao local da futura obra, é emitido o Alvará de Construção, que é cobrado por metragem da construção.

O engenheiro também informou que o setor de Tributos deve acionar a SEMMA quando se verifica que a obra será construída em área de proteção ambiental. Vale ressaltar que foi informado ao engenheiro que as perguntas do blog eram voltadas para as obras construídas na Lagoa dos Patinhos.

Agora, com toda essa divulgação dada a esse aterramento, espera-se que algo possa ser feito para, não somente salvar a lagoa que se encontra com mais de 50% aterrada, mas dar condições mais dignas aos moradores do entorno da lagoa, que entra ano e passa ano, o problema só aumenta, pois a intenção dos donos da lagoa é aterrar ainda mais, conforme se verifica dos milhares de tijolos armazenados e aterro a ser espalhado. Então, urge medidas necessários e punição aos autores desse crime ambiental.

Abaixo, imagens atuais da Lagoa dos Patinhos, intercaladas com imagens de ruas alagadas às proximidades da Lagoa após chuva torrencial.

Treze de Maio - Próx. à Lagoa dos Patinhos

Todo tipo de entulho é despejado na lagoa

lTrav. Justo Chermont, c/ 14ª rua - Bela Vista

Metade da Lagoa já se encontra aterrada




Trav. Lauro Sodré c/14ª rua - Bela Vista
Tijolos estocados para mais uma grande obra


Trav. Lauro Sodré c/14ª rua - Bela Vista




 

Trav. Lauro Sodré c/ 14ª rua - Bela Vista




Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: