21 de junho de 2022

SAÚDE - REGIONAL DO TAPAJÓS CAPACITA EQUIPES SOBRE USO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA

0
Iniciativa do Hospital objetiva qualificar os profissionais e aprimorar a assistência a pacientes que necessitam deste recurso.

Profissionais de fisioterapia, enfermagem e médicos acompanham as explicações sobre ventilação mecânicaFoto: Ascom/HRT

O Hospital Regional do Tapajós (HRT), unidade localizada em Itaituba, sudoeste paraense, realizou nesta segunda-feira (20), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), o Curso de Atualização em Ventilação Mecânica – Básico ao Avançado, destinado aos profissionais de fisioterapia, enfermagem e médicos para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.

A capacitação profissional teve como objetivo auxiliar no processo de qualificação dos profissionais, assim como na assistência apropriada aos pacientes que necessitam do sistema de ventilação mecânica.

A formação envolveu conteúdo teórico/prático e foi ministrada pelo fisioterapeuta Axell Lins, especialista em Terapia Intensiva e atual coordenador do Serviço de Fisioterapia do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), e por Leonardy Ibrahim, especialista em Terapia Intensiva e em UTI Adulto.

Com teorias e práticas, o curso foi ministrado pelos fisioterapeutas Axell Lins e Leonardy Ibrahim 
- Foto: Ascom/HRT

O treinamento abordou temas como Introdução à ventilação mecânica; Princípios básicos da ventilação mecânica; Assincronias ventilatórias; Ventilação mecânica protetora; desmame ventilatório; Introdução à ventilação mecânica não invasiva; Indicações e contraindicações da VNI e ventilação com bolsa-válvula-máscara-reservatório, com fonte de oxigênio entre outros.

Para Axell, capacitar os profissionais melhora significativamente a capacidade de avaliação de critérios de intubação, dando mais rapidez, efetividade e eficácia no procedimento, oferecendo assim para os usuários o melhor nível de atendimento possível.

“Tivemos dois períodos de capacitação. Pela manhã, fizemos a parte teórica e a prática durante a tarde. Nosso objetivo é capacitar ainda mais nossos profissionais”, explicou a coordenadora do NEP do Hospital, enfermeira Bruna Santana.

Texto de Moisés Sodré / HRT

Por Roberta Vilanova (SESPA)
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: