5 de abril de 2022

ITAITUBA/PA - VIA BRASIL VAI INVESTIR QUASE R$2 BI NAS BRs 163 E 230

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Assinatura de contrato garante cerca de R$ 2 bilhões em investimentos na BR 163/230/MT/PA


Importante corredor logístico para o escoamento de grãos produzidos no Mato Grosso, rodovia tem 1.009,52 quilômetros de extensão entre Sinop e Miritituba. Contrato tem duração de 10 anos.


A transformação definitiva da BR 163/230/MT/PA em uma rodovia de qualidade para o escoamento da produção agropecuária da região Centro-Oeste teve um passo importante nesta sexta-feira (1º). 

Por meio do Ministério da Infraestrutura (Minfra) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Governo Federal assinou o contrato de concessão com a Via Brasil BR163 Concessionária de Rodovias S.A, que garante R$ 1,76 bilhão em investimentos pelos próximos 10 anos.

Sistema rodoviário que integra as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil, importante eixo de escoamento de produção da região, além da ligação a terminais portuários do Arco Norte, a BR-163 foi recuperada pelo Governo Federal e depois concedida à iniciativa privada para novas melhorias e ampliação de capacidade. O trecho rodoviário vai fomentar a economia de 13 municípios em duas unidades federativas. A expectativa é que com a concessão sejam gerados, ao longo do contrato, cerca de 29 mil novos postos de trabalho.


“A BR-163 foi um dos principais projetos do Minfra desde 2019. Foi feita uma promessa que iríamos pavimentar a rodovia, e fechamos os pouco mais de 50 quilômetros que faltavam para concluir. A pavimentação colocou, de forma inédita, o Brasil e os nossos produtores do Centro-Oeste brasileiro mais competitivos do que os produtores do meio oeste americano”, destacou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Projeto

Por 10 anos, a concessionária será responsável pela prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias BR-163/230/MT/PA. O contrato poderá ser prorrogado por mais dois anos.

O projeto prevê obras nos seguintes trecho: da Rodovia BR-163/MT, entre a divisa PA/MT ao entroncamento MT-220, no município de Sinop; trecho da Rodovia BR-163/PA, entre a BR-230/PA e a divisa PA/MT; trecho da Rodovia BR-230/PA, no encontro da Rodovia BR-163/PA e a travessia do Rio Tapajós.

As principais melhorias promovidas deverão ocorrer até o 5º ano da concessão, incluindo 42,87 km de faixas adicionais, 30,24 km de vias marginais, acessos definitivos aos terminais portuários de Miritituba, Santarenzinho e Itapacurá, oito novos dispositivos de interconexão em desnível, sete passarelas de pedestres, implantação de 340 quilômetros de acostamentos, entre outros.

“Um pouco mais de 1000 quilômetros que muda a vida dos brasileiros. A gente sabe que as viagens ali demoravam mais de 10 dias para acontecer, agora depois da pavimentação completa passou pra 3 dias. Isso é eficiência na veia, logística de ponta”, enfatizou Sampaio.

Além do atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via, o projeto de concessão tem uma série de inovações como desconto de 5% para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico e pontos de parada para caminhoneiros.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Nota do Blog: Espera-se que a concessionária ganhadora desse trecho realmente aplique este quase R$2 bi no período de 10 anos e que seja logo aplicada uma parte, pois este trecho está em péssimas condições de trafegabilidade, apesar de ter sido asfaltado pelo atual governo federal. Mas se deixar tal qual ao gosto da empresa Rota do Oeste, que ganhou um trecho da BR-163, cobra pedágios mas não se vê nenhuma melhoria na estrada, conforme demonstram as imagens aqui postadas, tiradas pelo administrador do blog em janeiro de 2022, é melhor nem cobrar pedágios. 
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