15 de fevereiro de 2022

SEU DINHEIRO - VEJA COMO SABER SE VOCÊ ESQUECEU DINHEIRO NO BANCO

0
Dinheiro “esquecido”: 16,7 milhões ainda não consultaram site do BC
Segundo o Banco Central, até as 12h desta terça (15/2), 60 milhões de pessoas tinham consultado sistema para checar a existência de saldos


Felipe Menezes/Metrópoles

Mais de 16,7 milhões de brasileiros e empresas com valores a receber de instituições financeiras não verificaram, no site do Banco Central, se possuem eventual “dinheiro esquecido”.

Na primeira fase, aberta em 14 de janeiro, foram liberadas consultas referentes ao saldo de R$ 4 bilhões. Essa quantia inclui valores a serem devolvidos para 28 milhões de brasileiros, entre os quais há 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas.

Segundo o Banco Central, até as 12h desta terça-feira (15/2), quase 60 milhões de pessoas acessaram o sistema para checar a existência de dinheiro esquecido.

Ainda de acordo com a autarquia, 11 milhões de pessoas físicas e outras 222 mil pessoas jurídicas tinham saldo disponível. O restante, 48,7 milhões, não tinha recursos a serem recebidos.

Nesta primeira fase da devolução de recursos, que podem chegar a R$ 3,9 bilhões, os valores a serem devolvidos correspondem a:
  • contas correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pela instituição financeira com o Banco Central;
  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e
  • recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.
Como fazer a consulta no Banco Central?
  • Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/ e informe o CPF, em caso de pessoa física, ou o CNPJ, no caso de empresas, e sua data de nascimento para consultar a existência de recursos para saque; 
  • a página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque – anote esta data;
  • na data informada, retorne à página https://valoresareceber.bcb.gov.br/. Use seu login gov.br para acessar o sistema (clique aqui para ver como fazer o cadastro);
  • após o acesso, consulte o valor e indique a forma de pagamento. O dinheiro deverá ser depositado pela instituição financeira em até 12 dias.
Formas de pagamento

No caso de valores disponíveis para serem resgatados, eles podem ser recebidos mediante:
  • Pix na conta vinculada ao sistema Registrato, no caso de bancos que aderiram a um termo específico junto ao BC; e
  • transferência ou pagamento a ser informado pelas respectivas instituições financeiras, nos demais casos. Nessa modalidade, o cliente deverá informar os dados de contato no sistema do Banco Central para receber os valores.
Segunda fase

Conforme divulgou o Banco Central, a segunda fase deverá ocorrer em maio. Nessa etapa, os recursos serão decorrentes de:
  • tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso do BC;
  • contas de pagamento pré-pagas e pós-pagas encerradas com saldo disponível;
  • contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível.
Author Image
AboutNSussuarana

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: