3 de fevereiro de 2022

MINAS GERAIS - MAIS UM CASO DE AGRESSÃO A ALUNOS EM CURSO DE POLICIAL MILITAR. É A SEGUNDA VEZ!

0
Tortura e humilhações. Alunos que querem ingressar na PM-MG são submetidos a todo tipo de agressões e situações vexatórias. Alguns chegaram a apanhar nas nádegas com vara de bambu

Imagens: Sindppen | Reprodução


Cerca de 50 policiais penais denunciaram ao Sindicato de Policiais Penais de Minas Gerais (Sindppen) abusos e agressões recorrentes em um curso voltado para profissionais que desejam atuar no Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). De acordo com o sindicato, o curso, que começou no início de janeiro, tinha 126 alunos e, agora, continua com apenas com 19.

De acordo com Patrick Castro, diretor-executivo do Sindoppen, os abusos já estavam ocorrendo no primeiro dia de aula, em 3 de janeiro. “Os policiais informaram que tinha que assinar um termo, que não estava no edital, que dizia que qualquer coisa que acontecesse no curso não poderia falar sobre posteriormente ou externamente“, relata.

Entre as denúncias, os policiais alegam que passaram por situações de agressões físicas e psicológicas. Há relatos de que os professores utilizam cordas e pedaços de bambu. “Alguns colegas desistiram até pela vexatória que estavam passando. Já teve cursos anteriores, mas nunca teve uma repercussão negativa assim“, diz Castro.

Imagens recebidas pelo sindicato mostram os hematomas de alguns dos policiais que foram agredidos nas pernas, nas nádegas e nas mãos. Castro diz que um dos alunos chegou a ficar internado e foi afastado após uma infecção que desencadeada em consequência das condições extremas do curso.

Imagens: Sindppen

Além disso, cerca de 40 policiais foram retirados do treinamento sem nenhum motivo aparente, ainda no primeiro dia de aula. “Não teve teste de covid-19 para começar o curso, então alegavam que a pessoa estava gripada, por exemplo, para tirar ela. Em outra situações, diziam que a pessoa descansou em horário inapropriado, ou que não fez uma atividade… Não teve critério analítico“.

Segundo Castro, os policiais tiveram que desembolsar cerca de R$ 7 mil para ingressar, dinheiro que é utilizado para custear treinamentos prévios, exames médicos, além de materiais, como um fardamento especial. Eles pretendem acionar a Justiça sobre o episódio.


Ainda, segundo o diretor-executivo do Sindoppen, o curso foi paralisado há alguns dias devido a um surto de covid-19. “Não estavam realizando testes e, quando foram ver, haviam várias pessoas infectadas“, diz ele.
O que diz a Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou, em nota, que tomou conhecimento do caso e que irá “apurar a veracidade das informações“.

Além disso, a secretaria também disse que já foi solicitada a abertura de investigação “para apurar possíveis excessos cometidos ao longo do curso em questão, bem como a responsabilização daqueles que eventualmente veiculam imagens inverídicas“.

A Sejusp também confirmou que o curso foi paralisado durante uma semana por conta de resultados com diagnósticos positivos para a covid-19. No entanto, após o período de quarentena, as atividades foram retomadas. “Seguem no Copesp 19 homens“, diz comunicado.

Agressões em outro curso

Um vídeo que circulou a internet mostrou um militar aplicando um tapa no rosto de um policial militar em treino em Minas Gerais. Na ocasião, eles estavam em um curso de aperfeiçoamento da Rotam. Dez policiais foram afastados após o vazamento do vídeo.

A filmagem foi feita em outubro do ano passado no Batalhão da Rotam em Belo Horizonte, mas o caso chegou às autoridades apenas no final de janeiro, segundo informações da major Layla Brunnela, porta-voz da PMMG. Ela declarou ainda que a corporação está “estarrecida” com vídeo e que o incidente é tratado como um crime “grave, mas isolado“.

Apesar de afirmar que o caso é excepcional, a polícia mineira decidiu não abrir novos cursos de aperfeiçoamento até o fim das investigações. Com Uol

REINCIDÊNCIA




A Polícia Militar de Minas Gerais abriu um inquérito neste domingo (23) para investigar uma agressão cometida por um militar contra um PM durante um treinamento. No vídeo, que circula nas redes sociais, o professor dá um tapa na cara do aluno, que chega a cair no chão.

Na gravação, um grupo de policiais uniformizados está em um ginásio com uniformes. Alguns trajam roupa cáqui completa com mochilas nas costas e um grupo de observadores está ao lado com camisetas brancas com a inscrição ROTAM nas costas, sigla para Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas.

Um dos policiais, identificado apenas pelo número 39, fala algo para fala algo para um dos homens enfileirados, mas não é possível identificar o que é dito. Em seguida, ele dá um tapa no rosto dele, que o faz cair no chão. Os PMs que estão em volta se reúnem em volta do homem machucado, enquanto o agressor sai, aparentemente rindo.

Além de ter confirmado que recebeu a filmagem e instaurou inquérito para apurar o ocorrido, a corporação disse que afastou alguns docentes. “A PMMG esclarece, ainda, que os militares inicialmente identificados no vídeo foram afastados da atividade de docência até que se encerre a citada apuração”.

Veja o vídeo:



Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: