16 de fevereiro de 2022

ITAITUBA/PA - PREFEITO VALMIR SE ENCONTRA COM MINISTRO PARA TRATAR SOBRE QUEIMA DE MAQUINÁRIOS

0
Prefeito Valmr Climaco (MDB), Deputado Federal José Priante (MDB) e Bruno Rolim, Secretário de Meio-Ambente

O prefeito Valmir Clímaco saiu há pouco de uma importante audiência com o ministro chefe da Casa Civil, senador Ciro Nogueira. O objetivo é conseguir paralisar a ação da Força Tarefa que está destruindo equipamentos em garimpos da região, sob a justificativa de pratica ilegal de garimpagem.

Vídeo Instagram Valmir Climaco

O encontro foi marcado pelo deputado federal José Priante, que também participou da reunião, juntamente com o secretário municipal de meio ambiente, Bruno Rolim.

Ao final da audiência o deputado José Priante gravou um vídeo, no qual ele disse que o senador Ciro Nogueira garantiu que entraria em contato, imediatamente, com o presidente Jair Bolsonaro para que essa operação seja suspensa.

O prefeito Valmir Clímaco também falou, informando que amanhã deverá ter novas audiências.

Agora, resta esperar o desdobramento desse esforço.

Vídeo da ação da força Tarefa - WhatsApp

Priante condenou novamente a queima de equipamentos por parte dos órgãos de fisclização Ibama e ICMBio, considerando isso um absurdo.

Em entrevista ao Estadão, Priante disse que a operação "é um espetáculo que está sendo feito", ao referir-se à queima dos equipamentos. "Salvo o Greenpeace, qualquer pessoa se assusta com uma atitude dessa. É uma operação de guerra, uma ação hollywoodiana", comentou.

José Priante disse que esteve no Palácio do Planalto para protestar contra a destruição das máquinas. "Fui com o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco (MDB), para fazer um registro de que estão tocando fogo, destruindo os equipamentos. É uma ação de pouca inteligência, destruir ativos que podem ser utilizados por prefeituras, é algo desinteligente", comentou.

Segundo parlamentar, que é autor de um projeto de lei de 2017 que tenta impedir a destruição de bens apreendidos em ação ambiental criminosa, os fiscais fazem "algo espetaculoso" e essa atitude merece revisão. "Não estou defendendo o garimpo ilegal, mas a não destruição de equipamentos. Que coloquem para leilão ou vendam. Fomos ao Palácio do Planalto para fazer um registro do que pensamos. Não dá para destruir", disse.

O deputado disse que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, se comprometeu em levar o assunto ao presidente Jair Bolsonaro, que já deixou clara a sua posição contrária à destruição de equipamentos em outras operações realizadas em parceria entre PF, Ibama e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Questionado sobre o bloqueio que manifestantes fizeram à sede do ICMBio na madrugada desta quarta-feira, 16, em protesto contra as ações policiais, o deputado afirmou que "violência gera violência".

"A gente ouve e sabe disso desde cedo. Tem entre 50 mil e 100 mil garimpeiros na região. Vai ser na base de bomba, de destruição? A forma com que a situação está sendo tratada está gerando reações", disse. "É um desperdício destruir ativos. Eu sou a favor de que seja coibida a atividade irregular, mas estão criando um clima de guerrilha."

José Priante disse que não defende o garimpo ilegal, que reconhece o ato como ilegalidade, mas cobra o fim da destruição das máquinas. "Não estou defendo o garimpo ilegal, a irregularidade, mas afirmo que garimpeiro não é bandido. É desinteligente destruir o equipamento. Não tem ambientalista que me justifique isso. É um desperdício destruir ativos. Eu sou a favor de que seja coibida a atividade irregular. Está se criando um clima de guerrilha."

A destruição de máquinas é uma ação prevista em lei. A queima de equipamentos não apenas inviabiliza financeiramente o crime, como, em muitas ocasiões, é uma medida para garantir a segurança dos próprios agentes, dado que a remoção pode ser complexa e arriscada, com riscos de emboscada. (nota do Blog) E as apreensões de carros e aviões do tráfico também não podem acarretar riscos de emboscadas?

A reportagem questionou a Casa Civil sobre o assunto, mas não houve retorno. Segundo José Priante, o ministro Ciro Nogueira se comprometeu em levar o assunto ao presidente Jair Bolsonaro.

Via Blog Jota Parente e Portal Terra
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: