17 de fevereiro de 2022

ITAITUBA/PA - FORÇA TAREFA 'TOCA' O TERROR EM COMUNIDADE GARIMPEIRA

0
Força tarefa coloca fogo em PC dentro de propriedade privada
A força-tarefa denominada "Caribe Amazônico" constituída pelo governo Bolsonaro para combater a garimpagem ilegal no vale do Tapajós, região aurífera mais rica do Brasil, não está fazendo distinção entre os garimpeiros ilegais e legalizados, o que trabalham na chamada 'área branca', conforme denúncias de comunitários do Porto Rico e garimpeiros.

Em seu story do Instgram o presidente Bolsonaro postou imagem com soldados da Força Tarefa informando que autorizou o "...uso da Força Nacional de Segurança Pública, em apoio à Polícia Federal, na repressão ao garimpo legal e a outros crimes ambientais no Pará."

Finaliza dizendo que os agentes "vão auxiliar na preservação da integridade das pessoas, do patrimônio e da ordem pública." 

Porém, o que se vê ultimamente é uma total afronta às leis, às garantias individuais, à propriedade privada, principalmente na comunidade garimpeira de Porto Rico que, conforme comunitários, os policiais da Força-Tarefa estão 'tocando' o terror, jogando bomba de gás lacrimogêneo e tiros para cima; helicópteros, como nos flmes que retratam a guerra do Vietnã, sobrevoaram por diversos minutos a comunidade,

Áudios em grupos de whatsApp de moradores do Porto Rico relatam os momentos de terror e pânico vivido por eles,  inclusive com o incêndio de uma PC dentro da comunidade, no terreno do proprietário da máquina, o senhor conhecido como Carlão, informando os moradores que felizmente a máquina não queimou toda, mas o senhor conhecido como Luis não teve muita sorte com sua máquina, pois conforme relatos de comunitários, nem as esteiras da PC prestam mais.

Em diversos grupos de redes sociais é unâmine a condenação à forma como a Força Tarefa está executando suas ordens, sendo que também não são contra a batida aos garimpeiros ilegais, mas que precisam respeitar os garimpeiros legalizados e comunitários.

Choros, gritos desperados de moradores foi a tônica da ação da Força Tarefa na comunidade do Porto Rico. 

E, conforme o confrade jornalista Jota Parentem todos sabemos da importância do garimpo para a economia da nossa região. Isso é fato. Todavia, não podemos nos eximir das nossas responsabilidades; não dá mais para fazer de conta que o garimpo não precisa se adequar as exigências ambientais, porque isso faz parte do passado.

O áudio que o prefeito Valmir Clímaco publicou, demonstra claramente a preocupação dele com essa questão, diante do que ele tem ouvido em Brasília. O prefeito chama todos para uma reflexão sobre a necessidade de mudança urgente do comportamento da atividade garimpeira, em consonância com os ditames ambientais que estão aí e não é de hoje.

Temos o dever de ficar unidos na luta pela sobrevivência dessa atividade que continua sendo fundamental para o crescimento da economia da região, entretanto, não podemos apenas reivindicar os nossos direitos, mas, devemos também cumprir com os nossos deveres. Ou garimpo se adequa às exigências da legislação ambiental, com muita pressão do exterior, ou essa atividade corre, sim, o risco de uma hora para outra ser paralisada por tempo indeterminado, e essa ação dessa força tarefa truculenta que está na região neste momento, é um sinal de que o prefeito tem razão.

O prefeito Valmir Climaco e o deputado Federal José Priante estiveram em Brasília/DF para falar com o  ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que prometeu levar a queixa dos dois ao Presidente Jair Bolsonaro. Porénm, este blogueiro nao acredita que o ministro irá ajudar muito, tendo em vista  apostagem de Bolsonaro nas redes sociais.

Priante é um contumaz crítico dessas ações de destruição de maquin ários e, segundo o parlamentar, que é autor de um projeto de lei de 2017 que tenta impedir a destruição de bens apreendidos em ação ambiental criminosa, os fiscais fazem "algo espetaculoso" e essa atitude merece revisão. "Não estou defendendo o garimpo ilegal, mas a não destruição de equipamentos. Que coloquem para leilão ou vendam. Fomos ao Palácio do Planalto para fazer um registro do que pensamos. Não dá para destruir", disse.

Videos das ações da Força Tarefa na comunidade de Porto Rico.











Vídeos e audios: WhatsApp 










Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: