23 de fevereiro de 2022

BRASL - GOVERNO LANÇA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL COM NÚMERO DO CPF

0
Governo lança carteira de identidade nacional e CPF será identificação padrão

Vinícius Valfré

BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto, nesta quarta-feira, 23, que estabelece para os cidadãos uma carteira de identidade nacional. O número do CPF passará a ser adotado como padrão de identificação no País.

A substituição será gradativa e as pessoas não precisam procurar os órgãos que emitem os documentos neste momento. Os institutos estaduais responsáveis pela emissão têm até março do ano que vem para estar aptos ao novo serviço. Os cidadãos terão dez anos para atualizar a documentação. Haverá versão física e digital do documento.

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Governo federal apresenta a nova carteira de identidade nacional, que usará o número do CPF como principal

A medida, segundo o governo, tem o objetivo de desburocratizar o acesso e evitar fraudes. Com o novo decreto, o governo pretende acabar com a possibilidade de emissão duplicada para a mesma pessoa em Estados diferentes. Hoje, cada unidade da federação pode emitir uma carteira.

De acordo com o secretário especial de modernização do Estado, Eduardo Gomes da Silva, o novo documento terá um código QR no qual as pessoas poderão incluir as informações pessoais que poderão ser acessadas por instituições públicas e privadas.

"O código será abastecido com aquilo que o cidadão autorizar. A nova carteira segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)", destacou.

Assim como a atual carteira de identidade, o novo documento poderá ser utilizado para viagens internacionais por países do Mercosul. No entanto, não substitui o passaporte nem nenhum outro documento, como a Carteira Nacional de Habilitação.

A emissão do novo documento será gratuita.
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: