28 de fevereiro de 2022

AMAZÔNIA - APÓS VISITA À REGÃO, TURISTA TIRA TRÊS LARVAS DO CORPO. UMA DE DENTRO DO OLHO.

0
Após visitar a Amazônia, americana tem três larvas removidas do corpo; uma delas, de olho

Por: Fernando Moreira em 27/02/22 06:07

Larvas de mosca retiradas de paciente nos EUA 
Foto: Reprodução/New England Journal of Medicine

Uma americana radicada na Índia foi submetida a uma cirurgia para remover três larvas de mosca do corpo — uma delas na cavidade do olho direito, um caso raro.

A mulher de 32 anos havia recentemente visitado a Amazônia, onde o problema teria se iniciado. Ela começou a perceber um estranho movimento na sua pálpebra direita e decidiu procurar um médico. O quadro foi diagnosticado como miíase, mais conhecida como berne ou bicheira.

Na cirurgia em Nova Délhi (Índia), o médico descobriu que, além da intrusa no olho, outras duas larvas parasitavam outras partes do corpo da paciente: uma na nuca e outra no antebraço direito. Cada uma tinha cerca de 2 centímetros de comprimento, contou o "India.com".

Se as larvas não forem retiradas, podem causar significativa destruição de tecidos.

Casos de miíase costumam ser relatados em áreas tropicais e subtropicais, como Américas Central e do Sul e África. Uma mulher de 62 anos, que havia visitado região de selva na Colômbia, por exemplo, acabou em um consultório de Nova York (EUA) reclamando de nódulos nas costas e nas nádegas. Na verdade, ela tinha seis larvas no corpo. A paciente foi anestesiada, e as larvas de mosca terminaram removidas, de acordo com relato na revista médica "New England Journal of Medicine".

Nódulos nas costas eram, na verdade, larvas no corpo de paciente 
Foto: Reprodução/New England Journal of Medicine


Dermatobia hominis é uma mosca parecida com uma varejeira com cabeça e pernas amarelas a laranja. O tórax é azul escuro com uma flor acinzentada; o abdome é curto e largo e tem uma cor azul brilhante.

A ( Mosca de Ura) ou Varejeira é a designação comum a diversas moscas, de várias famílias, São insetos dípteros; seu nome se deve ao fato de seus ovos serem conhecidos pelo termo "vareja".
Também são conhecidas como biru, mosca-da-carne, mosca-de-bicheira, mosca-vareja, beronha ,varejeira, moscas-do-berne, ou moscas-berneiras (Dermatobia hominis).

São moscas de grande tamanho, geralmente possuem uma coloração verde azulado metálico, possuem aparelhos bucais atrofiadas, o ovopositor não é visível; depositam os ovos nos tecidos vivos ou mortos de vertebrados ou substâncias orgânicas em decomposição. A larva é parasita obrigatório, mas os adultos são de vida livre.

Como tirar berne: 4 opções caseiras

Existem algumas opções caseiras, usadas popularmente, que podem ser feitas para tirar berne, como cobrir o pequeno furo que aparece na pele com um esparadrapo ou bacon, ou passar esmalte de unha, de forma a impedir que o verme respire, fazendo com que se mova para a superfície da pele, facilitando sua remoção.

Para estas técnicas terem efeito, a região da pele com berne deve ficar coberta por 24 horas ou mais.

Antes de retirar o verme, é necessário limpar a pele e a pinça com solução iodada ou clorexidina. Não se deve espremer a ferida para empurrar a larva, pois isto pode piorar a inflamação.

Como evitar pegar berne

Para evitar a infecção pelo berne, é importante manter a pele limpa, seca e sem ferimentos expostos, principalmente em idosos acamados ou pessoas que vivem em locais com muita infestação por moscas. Além disso, deve-se passar repelente nas áreas expostas da pele ou cobrir com roupas. É importante também usar telas nas janelas ou mosquiteiros nas camas.

Manter um ambiente limpo, deixando o lixo bem fechado ou fora de casa, e usar aromatizadores de ambiente, também ajuda a evitar que as moscas fiquem por perto e pousem na pele com o verme.

Receitas caseiras de repelentes naturais

Uma forma natural de espantar as moscas e assim diminuir o risco de alguma larva penetrar na pele, é pingar 30 gotas de óleo essencial de alfazema, eucalipto ou cedro num difusor de aromaterapia ou em bolas de algodão, e espalhar mais o cheiro pela casa, pingando algumas gotas em pequenas tigelas de água quente.

Outra opção é colocar tigelas com cascas frescas de laranja e limão, junto com alguns cravos da índia secos, para ajudar a afastar estes insetos. Confira outras opções de repelentes naturais.
Author Image
AboutNSussuarana

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: