8 de janeiro de 2022

MINAS GERAIS - SEIS MORTOS E 20 DESAPARECIDOS EM QUEDA DE ROCHA NO LAGO

0
'Está caindo muita pedra!': vídeo mostra desespero de turistas que notaram que cânion ia desabar momentos antes da tragédia em Capitólio (MG); 
Ocupantes de uma embarcação tentaram alertar, desesperadas, sobre o risco do rochedo gigantesco cair. Ao fim da gravação, é possível observar a força do impacto após o deslizamento

Arthur Leal

Cânion desabou sobre embarcações com turistas em Capitólio (MG)
Vídeo: Internet

CAPITÓLIO — Um vídeo gravado por ocupantes de uma das embarcações que estavam próximas ao local onde parte de um cânion desabou neste sábado (8), no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), mostra que, minutos antes da tragédia, turistas e barqueiros já haviam percebido que pedras estavam descendo pela encosta e que havia a iminência de o rochedo gigantesco despencar sobre a água. Nas imagens, eles tentam, sem sucesso, avisar aos outros barcos sobre o perigo.

"Está caindo muita pedra!", diz uma mulher no vídeo. "Aquele bloco está saindo, lá!", comenta um homem, já em tom de desespero. Em seguida, ao notar mais uma movimentação na rocha, as pessoas começam a gritar desesperadas para que os barcos que estavam próximos ao cânion se afastassem, durante o quase 1 minuto e 30 segundos de gravação. Por conta da distância, os apelos não foram ouvidos. "Aquele pedação ali vai cair! Sai daí! Mano do céu!". Nos últimos segundos é possível ver por um novo ângulo a queda da placa gigantesca de pedra na água, e o impacto causado por ela, que joga tudo para longe.

Vídeo: Internet

O Corpo de Bombeiros faz buscas por vítimas no local. A Marinha informou que vai investigar o acidente, que matou pelo menos cinco pessoas homens, cujas identidades ainda não foram reveladas, e deixou outros 20 feridos.. Foto: Editoria de Arte

Segundo os bombeiros, 23 feridos já foram atendidos na Santa Casa de Capitólio e liberados. Outras duas pessoas foram encaminhadas para a Santa Casa de Piumhi e tiveram fraturas expostas. Mais três vítimas estão na Santa de Casa de Passos, sem informações sobre estado, e outras quatro na Santa Casa de São João da Barra com ferimentos leves.

Em entrevista à GloboNews, o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de MG, explicou que a formação do local é de rochas sedimentares e, portanto, mais suscetíveis à ação do vento e das chuvas.


— Infelizmente, é uma situação que costuma acontecer numa região de cânions. Mas a rocha que se desprendeu foi de um tamanho muito considerável — disse o tenente. — O que acabou agravando a situação foi a forma como a rocha cai, numa trajetória perpendicular. Geralmente, quando a gente tem esse tipo de estrutura, de ruptura, geralmente a rocha sai de uma forma mais fatiada. Ela escorre por aquela estrutura e cai de uma forma ou diagonal ou até mesmo em pé. Nesse caso, como a gente teve esse tombamento perpendicular e pelo tamanho da rocha, acabou tendo essas pessoas diretamente afetadas.

O Lago de Furnas atrai vários turistas que buscam passeios de lancha e mergulhos na região. Os cânions no local são formados por rochas com mais de 20 metros de altura.

  • O deslizamento ocorreu por volta de 12h30. Ainda não se sabe o que causou o acidente
  • Cinco pessoas morreram, todas encontradas no local do acidente. Ninguém foi identificado até agora
  • Bombeiros estimam que 20 pessoas estejam desaparecidas
  • 23 pessoas foram atendidas e liberadas; 9 ainda estão internadas
  • Bombeiros e Polícia Civil estão no local; a Marinha foi acionada e vai investigar a causa.
Feridos

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 32 pessoas foram atendidas por causa do acidente, a maioria com ferimentos leves. Dessas, 23 foram atendidas e liberadas da Santa Casa de Capitólio.

Outras 9 seguem internadas:
  • 2 pessoas com fraturas expostas foram para a Santa Casa de Piumhi, a cerca de 23 km de Capitólio;

  • 3 pessoas ainda não têm estado de saúde confirmado e estão sendo atendidas na Santa Casa de Passos, a 74 km de Capitólio;

  • mais 4 pessoas com ferimentos leves estão na Santa Casa de São José da Barra, a 46 km de Capitólio, com ferimentos leves.

Ninguém foi identificado até agora. Guarnições de Passos e Piumhi foram deslocadas para a região para prestar atendimento às vítimas.


Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: