3 de dezembro de 2021

ITAITUBA/PA - MPPA MOVE AÇÃO CONTRA O MUNICÍPIO POR CAUSA DOS ALAGAMENTOS

0
Ítalo Dias, Promotor de Justiça. (Foto: Jordan Norato/ Portal Giro)

O Ministério Público do Pará-MPPA entrou com uma ação Civil Pública cOLETIVA contra a Prefeitura Municipal de Itaituba (PMI), visando verificar a questão dos alagamentos que há anos ocorrem na cidade.

Campanha de conscientização da PMI de 2018 sobre evitar alagamentos

Com esta ação, o MPPA solicita que a prefeitura realize um estudo de impacto nas áreas frequentemente afetadas pelos alagamentos, promova reparos e regularize a infraestrutura desses pontos, para que não ocorra mais alagamentos.


Segundo o Promotor de Justiça, Ítalo Dias, a ação foi iniciada em 10 de novembro de 2021 pedindo que se efetive uma forma de escoamento da água e saneamento em vários pontos da cidade. E ressaltou a ocorrência de alagamentos após a chuva desta quarta-feira (1), que acabou prejudicando diversas famílias e demais pessoas que tentavam se locomover, visto que impediu a passagem em várias ruas de Itaituba.

Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Itaituba, relaizada pelo Ministério Público.

Na ação abordam-se três tópicos:

"1. Curva do Asa (Curva da Morte), gerado agora, pedimos que seja feito um estudo de impacto, para efetivar a obrigação de fazer o escoamento da água e remanejamento das famílias para outro local.
2. Nova de Santa com Lauro Sodré: a prefeitura tem que fazer uma ação de escoamento da água;
3. Residencial Buriti: um problema sério para população; os moradores já têm ações contra a prefeitura, e nós entramos também para que o município agilize a colocação das manilhas", afirmou o Procurador.

Imagem de 2018

Conforme Ítalo, o trabalho deve ser realizado "agora ou preventivo" e enfatizou que "o município já sabe dessa ação e prazo", dado que cerca de 200 famílias itaitubenses são afetadas pelos alagamentos recorrentes.

Entulho tirado dia 02/11 do córrego da rua 5a, Cidade Baixa
- Imagem: Portalcidadeitaituba

As áreas mais afetadas são a avenida Nova de Santana com a Lauro Sodré que desde 2015, precisa de escoamento da água e drenagem; Curva do Asa, Lagoa do Pai Velho, onde "fizeram um trabalho no rio que a água escorreu para outro lado e está prejudicando as residências; tem que fazer trabalho de escoamento de água e mudar as famílias para outros locais", finalizou.

Casas em cima de córregos 
- Imagem: Portalcidadeitaituba

Interessante a intervenção do MPPA nesta questão, pena que não depende apenas e tão-somente da Prefeitura municipal sobre esta questão dos alagamento, posto que desde 2017 a PMI vem fazendo um grande trabalho de drenagem, desassoreamento, alargamento e limpeza dos córregos que cortam Itaituba, inclusive com retiradas de imóveis que foram construídos em cima desses córregos; a Prefeitura faz diversos mutirões de limpeza e recolhimento de entulhos, mas ainda assim é grande a quantidade de toda sorte de lixo jogado nas ruas, o que ocasiona entupimento das bueiras, que resulta em alagamentos. O lixo retirado pela Secretaria Municipal de Infra Estrutura é produzido pelos próprios moradores. Ou seja, uns moradores reclamam do tamanho do bueiro, de problema de engenharia das obras, mas esquecem de sua responsabilidade quanto a manter a cidade limpa!

São os famosos porconildos depois cobrando limpeza.



Matéria adaptada do Portal Giro (Por: Adacioni Santos)
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: