15 de dezembro de 2021

ITAITUBA/PA - GOVERNADOR HÉLDER BARBALHO PRESENTEIA A CIDADE PEPITA COM DIVERSAS INAUGURAÇÕES

0

Hoje a Pepita do Tapajós completa 165 anos e além de receber diversos presentes ao longo do ano do Governo do Trabalho de Valmir Climaco (MDB), hoje recebeu diversos presentes do governador paraense Hélder Barbalho (MDB), que sempre demonstrou um grande carinho e apreço por nossa cidade, mesmo quando era Ministro.


O dia do governador Hélder começou com uma pequena homenagem a Itaituba pela passagem de seu aniversário e após, juntamente com Valmir Climaco e demais autoridades, foi ao distrito de Miritituba inaugurar a escola Jussara Terezinha, a tão sonhada e esperada escola de ensino médio naquele distrito, há muito tempo aguardada. Foi uma grande festa! A escola Professora Jussara Terezinha totalmente reconstruída! A unidade escolar atende 1.440 alunos do ensino médio. Com um investimento de mais de 7,4 milhões de reais, esta é a 84ª escola entregue no atual governo de Hélder Barbalho.


Outro importante presente que Itaituba ganhou foi a nova Agência Transfusional! O espaço, que vai funcionar dentro do Hospital Regional do município, tem capacidade para atender em média 150 transfusões por mês, ampliando o serviço do Hemopa na região.

Imagem: Giro Portal

“A presença da Agência Transfusional é importante porque, a partir de agora, o município de Itaituba e a região do Tapajós passam a ser autossuficiente na oferta do banco de sangue. Até então, quando se necessitava de uma transfusão, tinha que se buscar em Santarém. Então, agora, teremos bolsas de sangue necessárias para quem possa precisar, imediatamente, ser assistido. É muito importante que a gente esteja cuidando das pessoas", destacou o governador que ressaltou também investimentos de mais de 70 milhões em infra-estrutura no município, entre elas, a unidade hospitalar.

O Hospital Regional do Tapajós tem 138 leitos e é referência no atendimento emergencial de traumatologia e ortopedia. Com a estrutura de uma agência transfusional dentro do Hospital, a Fundação Hemopa garante a ampliação do atendimento hemoterápico a 16 municípios que compõem as regiões do Tapajós, Xingu e Baixo Amazonas.

No Ginásio Municipal, houve a entrega de 45 kits para feirantes, composto de freezers, balanças digitais, balcões frigoríficos, bem como uma lancha motorizada para a Polícia Militar, além de cestas básicas. Também Itaituba foi contemplada com diversas viaturas/ambulâncias, via Ministério da Cidadania, para a SEcretaria Municipal de Assistência Social-SEMDAS, via o MOBSUAS, que é  Estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social – MOBSUAS, nomenclatura dada aos da Assistência Social, prevista na Portaria MDS 2.600/2018, visa, por meio da entrega de veículos a estados e municípios, aprimorar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios, em especial:

Famílias cadastradas no Cadastro Único;
Famílias beneficiárias do Auxílio Brasil;
Gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social;
Idosos e pessoas com deficiência, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC; e
Pessoas em situação de rua.

Os veículos adquiridos pelo ente federado, além de serem destinados a equipamentos público-estatais, também poderão ser disponibilizados a entidades privadas sem fins lucrativos, desde que a entidade esteja devidamente inscrita no Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social (CNEAS), e oferte serviço socioassistencial, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, por meio da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009 (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais), e obtenha aprovação da utilização do veículo pelo conselho municipal de assistência social.

Outro grande presente foi a doação de cheques moradias a 397 famílias do programa 'Sua Casa", que também serão ajudadas com a doação de materiais de construção para uma nova moradia.

Imagem: Giro Portal

O benefício é para ajudar na aquisição de materiais de construção, para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra; o presidente da COHAB também afirmou que materiais de construção poderão ser doados a esses beneficiados. O valor de cada cheque do programa 'Sua Casa' é de até R$21 mil. “É um presente para que as pessoas tenham uma casa e uma condição de vida melhor”, afirmou Orlando Reis, presidente da Instituição COHAB paraense.

Veículos para a Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMDAS














Matéria adaptada do Blog Giro Portal
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: