3 de dezembro de 2021

INVERNO - PREVISÃO PARA O MÊS DE DEZEMBRO É DE PÉ D'ÁGUA ACIMA DO NORMAL

0
Devido o início do 'inverno amazônico', municípios situados na região oeste do Pará devem acumular em torno de 250 mm/mês.

Por g1 Santarém e região — PA

Dias nublados ou encobertos e volumes de chuva aumentando gradualmente devem ocorrer no mês de novembro 
Foto: Caroline Aleixo/G1

O mês de dezembro terá chuvas acima do normal na região oeste do Pará, é o que aponta o boletim de previsão climática, divulgado nesta quinta-feira (2) pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas).

A tendência é de que o fim de ano seja chuvoso em grande parte do estado do Pará, com frequência de dias nublados ou encobertos e volumes de chuva aumentando gradualmente.

É o início do período popularmente conhecido como "inverno amazônico", que apresenta distribuição de chuvas com características semelhantes às ocorridas em novembro.

De acordo com o boletim, a previsão é que chova bastante nas regiões metropolitana de Belém, na Calha Norte, no Baixo Amazonas e em partes do nordeste e sudoeste do Pará. Já no restante do estado deve chover dentro da normalidade.

Segundo o coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, Saulo Carvalho, o aquecimento das águas do oceano atlântico produz nuvens carregadas de chuva que chegam à região trazidas pelo vento.

"A previsão de muitas chuvas já era esperada, tanto em virtude do início do período chuvoso, que se inicia em dezembro na faixa norte do estado, quanto pelas condições oceânicas do Atlântico equatorial, que está favorecendo o transporte de grandes quantidades de vapor que acabam por formar muitas nuvens e tempestades", disse Saulo.

Os municípios situados na região oeste do Pará devem acumular em torno de 250 mm/mês. Este padrão elevado de chuvas deve continuar em janeiro.
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: