Não está descartado que o piloto, experiente na profissão, pudesse ter conhecimento por outra fonte da existência dos fios, o que somente a investigação da FAB irá constatar
Basília Rodrigues
A Aeronáutica informou à CNN que a rede de fios em que o avião da cantora Marília Mendonça se chocou não estava dentro da zona de proteção do aeródromo, ou seja, não é considerada um obstáculo para pousos. Por esse motivo, as informações disponibilizadas ao piloto, para o preparo do plano de voo, não alertavam sobre a redes de cabos.
Não está descartado que o piloto, experiente na profissão, pudesse ter conhecimento por outra fonte da existência dos fios, o que somente a investigação da FAB irá constatar.
As informações repassadas pela Aeronáutica, a pedido da CNN, confirmam o que a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) afirmou mais cedo de que a torre estava fora da zona de proteção, portanto, não tinha proibição da FAB de ser construída no local.
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De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) do Comando da Aeronáutica, o piloto sabia que na rota de pouso havia outros obstáculos, não detalhados ainda pela FAB à reportagem, mas eles não eram a torre de fios.
“O aviso, chamado de INFOTEMP, indicava obstáculos de conhecimento obrigatório para os pilotos que pretendem operar no aeródromo de Caratinga. Importante ressaltar que os obstáculos que constam no aviso não são os cabos de alta tensão”, explica a FAB.
O avião em que estava Marília Mendonça caiu em Piedade de Caratinga, no Vale do Rio Doce, no oeste de Minas GeraisCrédito: Divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais
No avião estavam Marília Mendonça e mais quatro pessoas:
o piloto, o copiloto, um produtor e um assessor
Crédito: Divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais recebeu o chamado por volta de 15h30,
para a aeronave, que caiu em um curso d’água, próximo de um acesso da BR-474
Crédito: Reprodução/Facebook
Corpo de Bombeiros trabalha no local do acidente
Crédito: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Polícia Civil de Minas Gerais trabalha no local do acidente
Crédito: Reprodução/Polícia Civil de Minas Gerais
Informações prévias
Antes de qualquer voo, é comum que pilotos acessem as informações aeronáuticas disponibilizadas no site do Decea para visualizar quais obstáculos existem na rota, como árvores, prédios e montanhas.
A partir das informações, “espera-se que o voo seja realizado respeitando os limites declarados nas publicações pertinentes, evitando, no caso do INFOTEMP, o obstáculo informado”.