10 de novembro de 2021

EDUCAÇÃO/ENEM - 10 ERROS QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER NA REDAÇÃO

0

Redação do Enem: 10 erros que você não pode cometer

Redação do Enem vale 20% do total de pontos da prova. 
Foto: Fábio Rossi / Agência O Globo

Por Evelin Azevedo

Ante a proximidade do Enem, o blog sabendo das dificuldades que cercam a redação, que de longe é um dos maiores medos dos candidatos, através deste post vem ajudar a tirar dúvidas dos candidotos, pois esta parte da prova vale, sozinha, 1000 pontos, o equivalente a 20% da pontuação total do exame. Além disso, para muitos cursos, ela tem um peso maior do que as outras disciplinas na hora de concorrer a uma vaga na universidade pública via Sisu. Por isso, é muito importante produzir um texto com o mínimo de erros possível.

Muitos alunos ficam preocupados se saberão ou não escrever sobre o tema da redação do Enem. No entanto, de nada adianta dominar o assunto se o texto não se enquadrar na estrutura solicitada pela banca. É possível escrever uma redação do Enem sem saber nada sobre o tema e mesmo assim tirar uma boa nota. Mas, sem conhecer seu sistema de correção e suas exigências, é impossível.

Para te ajudar a tirar a nota 1000 na redação do Enem listamos os 10 erros que você não pode cometer na hora de escrever o seu texto. Participaram da elaboração deste material: Janaina Cunha, professora da Plataforma AZ de Aprendizagem; Renata Duran, professora de Redação do Colégio Pensi; e Igor Costa, professor da disciplina Aprofundamento de Redação do CEAT (Centro Educacional Anisio Teixeira).


10 coisas para não fazer na sua redação do Enem

1 - Desobedecer à estrutura textual solicitada

O Enem pede um texto dissertativo-argumentativo, e o aluno precisa seguir essa estrutura. Um texto dissertativo-argumentativo é aquele em que o candidato defende seu ponto de vista por meio de argumentos. Escrever um texto fora desta estrutura é um dos critérios para zerar a redação.

2 - Deixar de planejar seu texto

Antes de começar a escrever de fato seu texto, faça um pequeno planejamento. Defina o seu posicionamento sobre o tema (se possível, até elabore uma frase que explicite esse posicionamento, ou seja, faça uma tese) e também os argumentos que você usará para defendê-lo. Defina, também, que proposta de intervenção será apresentada e quais repertórios socioculturais você usará na redação.

3 - Fugir do tema

Essa dica parece um tanto óbvia, mas fique atento(a) ao tema da redação. Leia com atenção a frase-tema e a coletânea de textos de apoio, marcando neles o que for essencial e que poderá ajudar na elaboração de seus próprios argumentos. A fuga do tema é um dos critérios para zerar a redação.

4 - Não deixar sua tese e argumentos claros

Não deixe de se posicionar claramente sobre o tema. Elabore uma frase que sintetize a sua posição e de modo algum "fique em cima do muro". Acredite na sua tese e defenda-a com firmeza, sem vacilar, mostrando ao corretor a convicção que você tem nos seus argumentos. A tese deve ficar clara na introdução. Nesta parte inicial do texto você deve também citar quais argumentos vai usar para defender seu ponto de vista.

5 - Deixar de usar conectivos

Use conectivos para relacionar suas ideias e dar fluidez ao texto, tanto para ligar os períodos dentro de um parágrafo quanto os parágrafos entre si. Contudo, não fique preso às mesmas expressões. Use conectivos diferentes a fim de mostrar ao corretor a sua riqueza vocabular. Para abrir o primeiro parágrafo do desenvolvimento é preciso usar um conectivo anafórico, ou seja, que resgate o que foi dito antes, na introdução (exemplo: "Diante desse contexto", "Nesse sentido", "Sob tal ótica", "Diante dessa perspectiva"). Na abertura do segundo desenvolvimento, é importante usar um recurso de acréscimo (exemplo: "Ademais", "Outrossim", "Além disso"). Na conclusão, deve-se utilizar um conectivo conclusivo (exemplo: "Portanto").

6 - Não apresentar repertório sociocultural

O Enem tem um critério que não pode ser esquecido: a apresentação de pelo menos um repertório sociocultural. Ou seja, o candidato deve trazer algum recurso de qualquer área do conhecimento para somar com a sua argumentação no texto. É preciso que o repertório faça sentido dentro da construção do seu texto. E lembre-se: para o repertório sociocultural não vale o que está nos textos de apoio.

7 - Deixar de apresentar uma proposta de intervenção

Os temas do Enem são sempre problemas de natureza social do Brasil e um dos critérios de correção, valendo 20% da nota, é a apresentação de uma proposta de intervenção, ou seja, de um modo de resolver esses problemas. Por isso, não deixe de apresentar uma proposta completa, que tenha os cinco pontos: os agentes que vão resolver o problema, a ação a ser feita, a finalidade dessa ação, o modo como essa será realizada e o detalhamento de um dos quatro pontos anteriores.


8 - Escrever na primeira pessoa do singular

Você não pode escrever a redação do Enem na primeira pessoa do singular (exemplo: "eu acho", "eu penso", "eu proponho"). O texto deve ser impessoal, o que não significa que não terá sua opinião de forma clara.

9 - Não revisar o texto

Antes de passar o texto a limpo no caderno de respostas, revise seu rascunho, buscando erros de acentuação, pontuação, ortografia e pequenas incoerências. Se possível, deixe-o "descansando" alguns minutos, faça questões de outra prova e só então volte à sua redação. Isso gerará um afastamento em relação à sua própria escrita e facilitará a descoberta de erros e a reavaliação de suas próprias ideias.


10 - Deixar para passar a limpo no final da prova

Ao passar seu texto finalmente a limpo, depois que ele estiver devidamente revisado, faça-o com calma. Por isso, não deixe essa tarefa para o final. Guarde algum tempo para essa reescrita, que precisa ser feita com cautela e atenção. Se possível, não deixe esse momento para os últimos minutos da prova.

Fonte; https://m.extra.globo.com/noticias/educacao/enem/redacao-do-enem-10-erros-que-voce-nao-pode-cometer-25270849.html
Author Image
AboutNSussuarana

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: