10 de junho de 2021

AVIÃO QUE SAIU DE ALENQUER/PA É INVESTIGADO EM ESQUEMA DE TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS

0
A polícia do Pará ainda investiga as circunstâncias da queda do Cessna 210 e a relação do piloto Toninho Sena com os donos do avião.

Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA

Avião Cessna 210 PT-IRJ desapareceu em viagem de Alenquer
para garimpo na região de Itaituba, no Pará
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Operação Hesíodo que foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (10) no Maranhão, e desarticulou uma facção criminosa suspeita de tráfico de armas, drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro, também investiga o avião de prefixo PT-IRJ, que em janeiro deste ano desapareceu após ter decolado do município de Alenquer, pilotado pelo santareno Antônio Sena (Toninho), que foi resgatado com vida 36 dias depois.

PF desarticula braço de facção criminosa no Maranhão e Piauí,
em operação contra tráfico de armas e drogas

Análise da movimentação financeira do grupo investigado por tráfico mostrou que esse grupo já havia comprado o avião em Rondônia para fazer o transporte da mercadoria ilegal da Bolívia para o Maranhão. O avião de R$ 1,1 milhão é o Cessna 210, a aeronave que Toninho pilotava no dia 28 de janeiro deste ano, quando decolou com destino a uma região garimpeira levando mercadorias e combustível para o dono da aeronave, mas não conseguiu chegar ao local.

De acordo com a Polícia Federal, o avião foi registrado em nome de um laranja. A operação Hesíodo está em andamento e já cumpriu mandados de prisão em cidades do Maranhão e em Teresina, no Piauí.

Toninho Sena, sem máscara, com equipe que fez o resgate
e piloto santareno, em Prainha, no Pará
Foto: Agência Pará/Divulgação

Após ser resgatado pelo Grupo de Salvamento Aéreo do Governo do Pará (Graesp) e os irmãos Tiago e Mariana Sena, que acompanharam as buscas, Toninho Sena contou que havia feito um pouco forçado menos de meia hora após à decolagem e que o avião havia caído do meio de um açaizal, dentro de um charco e que pegou fogo. O piloto diz ter passado 36 dias na mata, se alimentando de frutas e castanhas.

A polícia do Pará ainda investiga as circunstâncias da queda do Cessna 210 e a relação do piloto Toninho Sena com os donos do avião.

Piloto Toninho Sena encontrou destroços do avião que caiu
em área isolada no Pará
Foto: Erik Jennings/Reprodução/Instagram

ENTENDA O CASO

De acordo com informações preliminares, o avião era pilotado pelo santareno Antônio Sena, conhecido entre os amigos como 'Toninho Sena'.

Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA

Avião Cessna 210 PT-IRJ desapareceu em viagem de Alenquer para
garimpo na região de Almeirim, no Pará
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um avião monomotor Cessna 210, prefixo PT-IRJ desapareceu após decolar do município de Alenquer, oeste do Pará, na quinta-feira (28) com destino ao garimpo Califórnia. O pouso aconteceria na pista 13 de Maio, na região do município de Almeirim, oeste paraense.

De acordo com informações preliminares, o avião era pilotado pelo santareno Antônio Sena, conhecido entre os amigos como "Toninho Sena". O avião está registrado em nome de Edwaldo Cesar Caldeira da Silva.

Piloto de avião Antônio Sena conhecido como Toninho Sena
Foto: Reprodução/Redes sociais

Ao menos uma pessoa estaria em companhia do piloto. Outra aeronave que decolou pouco tempo depois chegou ao garimpo e quando o piloto viu que a aeronave pilotada por Toninho Sá não havia chegado ao destino enviou mensagens a outros pilotos que voam na região informando sobre o desaparecimento e pedindo informações. O Serviço de Busca e Salvamento foi acionado para buscas na região.

Buscas

Ao G1, o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ), unidade da Força Aérea Brasileira responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, foi notificado sobre o desaparecimento da aeronave de prefixo PT-IRJ, que decolou de Alenquer (PA).

"Conforme estabelecido nas normas internacionais de busca e salvamento, o Centro de Coordenação realiza, desde a notificação do desaparecimento, o levantamento de dados sobre a aeronave e a apuração sobre a possível trajetória da aeronave no intuito de estabelecer as novas fases da operação e de comunicar as autoridades responsáveis", diz a nota.


Uma aeronave SC-105 Amazonas SAR decolou na manhã desta sexta-feira com destino à área delimitada para as buscas.

Área de buscas pela aeronave Cessna 210 PT-IRJ
Foto: Divulgação
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: