6 de maio de 2021

RIO DE JANEIRO/RJ - AÇÃO POLICIAL DEIXA AO MENOS 25 MORTOS EM FAVELA

0
Até as 15h45, ao menos 25 pessoas haviam morrido baleadas. Segundo a Polícia Civil, que atuou na comunidade, um agente morreu e os outros 24 eram suspeitos. Defensoria acompanha o caso.

Por G1 Rio

VÍDEO: operação no Jacarezinho tem intenso tiroteio, 
com mais de 20 mortos

A operação policial desta quinta-feira (6) no Jacarezinho, comunidade na Zona Norte do Rio, é a que deixou mais mortos na história do estado desde 19819. Até as 15h45, 25 pessoas haviam morrido baleadas, e a operação seguia em andamento.

O levantamento foi feito pelo G1 com informações do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da plataforma Fogo Cruzado.

Um dos mortos foi o policial civil André Leonardo de Mello Frias, da Delegacia de Combate à Drogas (Dcod). A Polícia Civil diz que os outros 24 assassinados são suspeitos de integrar o crime organizado, mas não revelou as identidades ou as circunstâncias em que foram mortos.

O sociólogo Daniel Hirata, do Geni, cobra uma resposta das autoridades quanto à operação que classifica como inaceitável.

"Essa que foi a operação mais letal que consta na nossa base de dados, não tem como qualificar de outra maneira que não como uma operação desastrosa".

Ações com mais mortos desde 2007:

06/05/2021 - Jacarezinho - 24 mortos civis + 1 policial civil morto + 5 feridos (2 deles policiais)
28/06/2007 – Complexo do Alemão - 19 mortos civis
08/02/2019 - Fallet/Prazeres - 13 mortos civis + 1 ferido civil
15/05/2020 - Complexo do Alemão - 13 mortos civis
15/10/2020 - Vila Ibirapitanga (Itaguaí) - 12 mortos civis (incluindo um ex-PM)

Operação com mais mortes no Rio 
Foto: Infográfico: Guilherme Pinheiro/G1

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro informa que está acompanhando "com muita atenção os desdobramentos da operação". "Neste momento, a instituição está no local, por meio de sua Ouvidoria e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, ouvindo os moradores e apurando as circunstâncias da operação, a fim de avaliar as medidas individuais e coletivas a serem adotadas. Desde já, manifestamos nosso pesar e solidariedade aos familiares de todas as vítimas de mais essa tragédia a acometer nosso estado."
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: