11 de janeiro de 2021

RIO DE JANEIRO/RJ - INDICIADO BOMBEIRO QUE ATROPELOU E MATOU CICLISTA

0
Delegado citou que o autor assumiu o risco de causar uma morte. Vídeos revelam que o militar não prestou socorro e bebeu antes do acidente. Na delegacia, capitão Passos contou que só comprou um energético e que não se lembra se estava em alta velocidade.

Por Lívia Torres e Henrique Coelho, TV Globo e G1 Rio

Bombeiro João Maurício Correia Passos aparece dançando
com garrafas antes de acidente 
Foto: Reprodução

A 42ª Delegacia Policial (Recreio) indiciou o capitão do Corpo de Bombeiros João Maurício Correia Passos, que atropelou e matou um ciclista no Recreio dos Bandeirantes, por homicídio com dolo eventual (assumindo o risco de matar), fuga do local e embriaguez ao volante.

O atropelamento aconteceu na orla do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, por volta das 4h35 desta segunda-feira (11). Cláudio Leite da Silva, de 57 anos, estava sozinho e morreu na hora. Passos fugiu sem prestar socorro.


A polícia analisou vídeos gravados em um posto de gasolina, onde o capitão parou e bebeu antes do acidente. Em um deles, gravado por câmeras de segurança, Passos aparece comprando cerveja na loja de conveniência.


Bombeiro suspeito de atropelar e matar ciclista
no Recreio é preso

Em outro momento, o capitão conversa com outro homem e dança, aparentemente alcoolizado. A imagem mostra ele com duas garrafas de bebida – uma de vodca e outra de uísque – e um copo, que ele enche e, em seguida, bebe.

Segundo os investigadores, a cena foi minutos antes do atropelamento.

Após o acidente, o carro ficou com a lataria destruída. Dentro, a polícia encontrou uma garrafa de uísque.

O capitão fugiu pra casa de um amigo na Rua Professora Souza Leão, a um quilômetro do local, mas foi encontrado e preso por agentes da Polícia Civil e da 2ª seção do Estado Maior do Corpo de Bombeiros.

Na delegacia, Passos contou que não se lembra se dirigia em alta velocidade. Disse apenas que comprou um energético antes do acidente. O capitão disse que fugiu "porque teve medo de ser linchado". Imagens da hora do atropelamento, entretanto, mostram que o local estava deserto no momento do acidente.

Claudio Leite da Silva, ciclista morto em atropelamento no Recreio
Foto: Reprodução/TV Globo

O capitão foi levado ao Instituto Médico Legal e fez exame de alcoolemia. Se for comprovado que estava bêbado, pode pegar até 23 anos de prisão.

Passos já havia sido preso uma semana antes por agredir a mulher, deficiente física, mas foi solto no mesmo dia, após audiência de custódia.


Vídeo mostra o acidente

O acidente também foi registrado por câmeras. As imagens são fortes (abaixo).


O motorista, após acertar Cláudio, ainda dirigiu por 200 metros tentando escapar.

O delegado titular da 42ª DP (Recreio), Alan Luxardo, explicou sobre a investigação do caso.


"Conseguimos prendê-lo em flagrante duas horas depois do acidente, já que ele havia fugido. Em uma das imagens, conseguimos pegar o acidente todo. Você vê a brutalidade que foi o atropelamento. E momentos antes, nós pegamos imagens do posto de gasolina em que ele aparecia totalmente embriagado, comprando bebida alcoólica", disse Luxardo.
Bombeiro que atropelou ciclista no Recreio aparece em vídeo,
gravado minutos antes, com garrafas de vodca e uísque — Foto: Reprodução

Testemunhas contam o que viram

Um homem que trabalha num quiosque viu quando João Maurício saiu do veículo após a batida.

“Ele estava muito embriagado. Ele estava altamente bêbado. (...) A gente viu garrafas de bebida dentro do carro. Eram umas quatro garrafas”, disse Marcos.

Testemunhas disseram ainda que o bombeiro estava em alta velocidade. Depois de alertado sobre o atropelamento, o motorista fugiu a pé.

Carro que atropelou ciclista no Recreio foi abandonado; motorista fugiu a pé
Foto: Reprodução/TV Globo

Cláudio era casado, não tinha filhos e costumava pedalar diariamente. Também gostava de participar de competições de ciclismo.

Um amigo do ciclista disse que já perdeu outros amigos atropelados.

"Cláudio é um taxista aposentado, pedala todos os dia no Recreio dos Bandeirantes. Apaixonado por ciclismo. Acho que como todos nós. Eu pedalo há 30 anos e já perdi cinco amigos dessa forma fatal. E a gente sai todos os dias 4h30, cinco horas da manhã, e esse tipo de incidente é uma coisa corriqueira, principalmente aqui no Recreio, que as pessoas saem das baladas, enfim. A gente tá sempre exposto a esse tipo de acidente".
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: