1 de dezembro de 2020

SANTARÉM/PA - POLÍCIA CIVIL CONCLUI INQUÉRITO DE ATENTADO QUE RESULTOU NA MORTE DE ARTISTA PLÁSTICO

0
Suspeito foi indiciado por tentativa de homicídio, mas o Ministério Público pode oferecer denúncia por homicídio qualificado.

Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA

Artista plástico Apolinário Oliveira morreu aos 50 anos
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O delegado responsável pelas investigações sobre as circunstâncias, autoria e motivação do baleamento sofrido pelo artista plástico Manoel Apolinário Oliveira, no dia 15 de novembro, em Santarém, oeste do Pará, concluiu na manhã desta terça-feira (1) o inquérito policial.

De acordo com o delegado Thiago Mendes, estão comprovadas a autoria e a materialidade do crime. O suspeito foi indiciado pela Polícia Civil pelo crime de tentativa de homicídio, mas Thiago Mendes disse que em razão da morte da vítima na tarde desta terça, o Ministério Público pode mudar a capitulação e oferecer denúncia contra o suspeito por homicídio qualificado por motivo fútil.

“Nós concluímos na manhã de hoje o inquérito que apurou o baleamento do artista plástico Manoel Apolinário, e a partir de agora o inquérito será encaminhado ao poder judiciário que enviará ao Ministério Público para que se manifeste. Cabe ao Ministério Público denunciar ou não o suspeito identificado no decorrer das investigações. A nova capitulação poderá ser dada pelo Ministério Público”, disse Thiago Mendes.

Amparado pela Lei do Abuso de Autoridade, o delegado Thiago Mendes não revelou o nome do suspeito de atirar em Apolinário.

Delegado Thiago Mendes concluiu inquérito que apurou baleamento
do artista plástico Apolinário Oliveira - Foto: Kamila Andrade/G1/Arquivo

Ainda de acordo com o delegado, o hotel onde Apolinário recebeu um tiro que atingiu o rim do lado esquerdo e o intestino, cedeu as imagens do circuito de segurança. “Não foi possível ver de forma nítida o momento do tiro, mas deu pra ver perfeitamente pra esclarecer a dinâmica dos fatos. Se vê primeiro o suspeito passando, depois a vítima e logo em seguida populares. O suspeito fugiu logo após o disparo e se apresentou dois dias depois na delegacia e entregou a arma que já foi enviada para perícia”, contou o delegado.

Sobre a motivação, o delegado disse que não ficaram claros os motivos que levaram o suspeito a atirar em Apolinário. Muitas pessoas foram ouvidas e as versões divergiram, porém, todas apontaram o suspeito que se apresentou à polícia, como sendo o autor do baleamento do artista plástico.

ENTENDA O CASO

Artista plástico é baleado durante comemorações de candidato a vereador eleito em Santarém

Apolinário Oliveira foi atingido na região dos rins. O caso não foi registrado na delegacia de polícia civil.

Por Dominique Cavaleiro, G1 Santarém — PA (16/11/2020)


Imagem do artista plástico após baleamento circulou nas redes sociais
Foto: Redes sociais

O artista plástico Apolinário Oliveira foi baleado durante as comemorações do candidato a vereador eleito, Aguinaldo Promissória. O caso aconteceu na noite de domingo (15) em um hotel no bairro Liberdade em Santarém, no oeste do Pará.

Minutos após o baleamento, o próprio artista plástico divulgou áudios no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp para falar sobre o caso.

De acordo com os áudios de Apolinário, ele estava na comemoração do candidato eleito, quando iniciou uma confusão e um homem o atingiu com uma arma de fogo, acertando a região dos rins.

Sandro Correia da Silva, conhecido como 'Santos', autor do disparo

Apolinário contou ainda que não conhece o homem que o atingiu, mas citou nomes que pessoas que conheciam, mas que não queriam revelar a identidade do responsável pelo atentado. O artista contou ainda que estava perdendo muito sangue e que estava sendo levado ao hospital.

O artista foi levado para o Pronto Socorro Municipal. À produção de jornalismo da TV Tapajós, a polícia civil informou que soube do caso pelas redes sociais, mas até a publicação desta reportagem o caso ainda não havia sido registrado.

Ouça aúdio de Apolínário.



Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: