10 de novembro de 2020

ELEIÇÕES 2020 - POLÍCIA CIVIL PARAENSE SEGUE INVESTIGANDO ASSASSINATOS DE CANDIDATOS

0

A Polícia Civil do Pará realizou na tarde da última sexta-feira (06) coletiva de imprensa para informar sobre o andamento das investigações realizadas pela comissão destinada a averiguar, analisar, monitorar e deliberar acerca das informações referentes às infrações penais contra a vida durante o período eleitoral de 2020, em todo o Estado.

O delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende, falou sobre as investigações do assassinato do candidato à Prefeitura de Dom Eliseu (no sudeste paraense), Adriano Sousa Magalhães (Solidariedade), ocorrido no último dia 7 de outubro, em uma lanchonete. “As investigações foram iniciadas imediatamente pela equipe da Divisão de Homicídios. Foram solicitadas medidas cautelares, a maioria deferida, que estão sendo analisadas pelo Núcleo de Inteligência Policial. Há provável relação com outros crimes ocorridos em Marabá (também no sudeste) e até no Maranhão. As investigações seguem sob sigilo”, informou Walter Resende.

O delegado-geral também falou sobre a ocorrência que envolve o candidato à Prefeitura de Parauapebas, Júlio César Araújo Oliveira (PRTB), que foi alvejado por disparos de arma de fogo quando retornava de uma agenda política. A Polícia Civil já fez a reconstituição do crime, juntamente com a equipe do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Também foram solicitados exames periciais para dirimir inconsistências quanto à dinâmica dos fatos narrados durante o Inquérito Policial.

Em Belém, a candidata a vice-prefeita Patrícia Queiroz (PSC), teve sua casa alvejada por disparo de arma fogo. “As diligências estão sendo realizadas. Pelas filmagens, foi identificado um veículo de onde efetivamente foram efetuados os disparos. Está sendo realizado tratamento das imagens para tentar identificar a placa. Várias pessoas já foram ouvidas. Há mais de 30 horas de filmagens, as quais estão sendo analisadas”, ressaltou Walter Resende.

O desaparecimento do candidato a vereador no município de Redenção (no sul do Pará), Cícero José Rodrigues de Souza (Solidariedade) também está sendo investigado. Os trabalhos preliminares indicam que o fato pode ter relação com a Associação dos Epiléticos do Município de Redenção, que arrecadava cerca de R$ 1 milhão de verbas públicas. Foi identificado um carro marca Prisma, em que a vítima entrou momentos antes de desaparecer. Medidas cautelares já foram deferidas, informou o titular da Polícia Civil.

A Diretoria de Polícia do Interior (DPI) apura as circunstâncias dos disparos de arma de fogo efetuados contra a casa de Georgete dos Santos Amorim (PSDB), enquanto ela estava em um comício. Não havia pessoas na residência. Foi encontrado um projétil no interior do imóvel. Testemunhas continuam sendo ouvidas.

O caso que envolve Luiz André de Melo Begot, primo de Carlito Begot, candidato à Prefeitura de Ananindeua, está em andamento na Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). “A vítima foi abordada por um veículo preto, duas pessoas encapuzadas entraram no veículo da vítima e passaram rodar com a mesma, proferindo ameaças contra sua família, em razão da candidatura do primo. Eles abandonaram a vítima em Americano (distrito de Santa Izabel do Pará) e queimaram o carro da vítima em um ramal. Sobre esta ocorrência estão sendo realizadas oitivas de PMs, reinquirição da vítima e solicitação da apólice do seguro”, detalhou o delegado-geral.

Outro caso citado foi o de Ana Maria Pinheiro dos Santos, que registrou Boletim de Ocorrência na Seccional do Paar, em Ananindeua, na quarta-feira (4), alegando ser vítima de constrangimento ilegal por parte do candidato a prefeito de Ananindeua, Carlito Begot. Equipes da Polícia Civil seguem ouvindo testemunhas, e tiveram acesso à filmagem feita por um motorista de aplicativo, narrando o fato. Foi solicitada perícia no aparelho celular da vítima e exame de lesão corporal. O veículo utilizado no crime também já foi identificado.

A Diretoria de Polícia do Interior também investiga a ocorrência de disparo de arma de fogo contra Alcir Costa (PSB), na noite de quinta-feira (5), no município de Santa Maria do Pará, no nordeste paraense. Já foram solicitadas perícias no veículo da vítima.

Um caso de Injúria Racial também está sendo investigado no município de Capanema, na região nordeste. Jair da Silva Neves (PSB) registrou Boletim de Ocorrência contra a esposa do candidato Chico Neto. Um vídeo gravado no momento em que a mulher se referia a Jair está sendo periciado.

Casos solucionados

Entre os inquéritos concluídos estão o caso investigado em Anapu, município do oeste paraense, onde foram efetuados disparos, no mesmo momento, contra a casa dos candidatos João Uchôa (PT) e Régis do Povão (PSC). A perícia prosopográfica (técnica científica para identificação) foi concluída com grandes chances de o suspeito comparado ser o autor do crime, o que embasou o indiciamento, o auto de qualificação e o interrogatório de um custodiado que havia sido beneficiado com saída temporária do Sistema Penitenciário. Foram requisitadas perícias em veículo e projéteis.

O delegado-geral citou ainda um caso ocorrido em Baião, município do Baixo Tocantins, no nordeste do Estado. Sinézio Lins de Oliveira Neno, que trabalha para a candidata a vereadora Nina (PT), teve o pneu do carro furado, e ele disse acreditar que foi em função de um disparo de arma de fogo. A perícia foi solicitada e está sendo feita a investigação preliminar para melhor apreciação do caso.

A Polícia Civil constatou que não há conotação política no homicídio ocorrido em Mocajuba, outro município do Baixo Tocantins, que teve como vítima Raimundo Nonato Lopes, tio do candidato a vereador Gabriel Lopes (Solidariedade). Dois homens foram presos em flagrante e uma arma de fogo foi apreendida.

Outro crime sem conotação política foi registrado pela candidata a vereadora em Tracuateua, no nordeste paraense, Sharinna Maia Sá (PSOL). O caso foi registrado como crime contra a honra.



RG 15 / O Impacto com informações da SEGUP
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: