9 de outubro de 2020

ITAITUBA/PA - OPERAÇÃO OURO FRIO: POLÍCIA FEDERAL NO COMBATE À EXTRAÇÃO ILEGAL DE OURO

0
OPERAÇÃO DA PF COMBATE EXTRAÇÃO ILEGAL DE OURO EM SANTARÉM E ITAITUBA

Crédito: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 9, a operação “Ouro Frio”, que investiga garimpos clandestinos e o processo de esquentamento de ouro, que visa dar uma aparência de legalidade a ouro extraído de forma irregular. Estão sendo cumpridos 8 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, nos municípios de Santarém e Itaituba. Até o momento, quatro aeronaves foram apreendidas.

A ação está no contexto da Operação Verde Brasil 2, assim sendo, um conjunto de atividades estruturadas focadas na proteção e preservação da Amazônia e demais biomas e conta com apoio das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea do Brasil).

Com a deflagração da operação, estima-se o bloqueio de 14 milhões de reais, que é o valor calculado de bens usurpados da União, além de significativo avanço no combate ao que se aponta como esquentamento de ouro.

A PF mobilizou mais de 30 policias, entre Agentes, Escrivães e Delegados, das delegacias de Santarém, Altamira e da Superintendência da PF no Pará em Belém, e O Comando Conjunto Norte (CCN), constituído pelo Comando Militar do Norte (CMN), pelo Comando do 4º Distrito Naval e pela ALA 9, deu apoio logístico no transporte dos policiais que se deslocaram para os municípios de Santarém e Itaituba.

Importante destacar, também, que o garimpo ilegal causa problemas de ordem ambiental, como mostra o laudo pericial produzido pela Polícia Federal em 2018, no âmbito de outra Operação, no qual restou demonstrado que a atividade de mineração ilegal acarreta graves problemas de poluição em rios da Amazônia.

Fonte Roma News
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: