6 de outubro de 2020

BLOQUEIO BR-163/230 - VÃO CHEGAR MAIS ÍNDIOS PARA AUMENTAR A BADERNA!

0
Vídeo: WhatsApp

Um protesto que se prometia pacífico e ordeiro, esta-se transformando em baderna e vandalismo, pois primeiro os 'manifestantes' rasgaram e tocaram fogo e um documento público da Justiça Federal, que determinava o fim do movimento; o mandado atendia uma liminar do Denit. 

Agora, chegam notícias do front indígena de que os baderneiros tomaram à força equipamentos jornalísticos, presumidamente da Rede Globo, e quebraram as máquinas a peso de pau e terçados e, após, tocaram fogo nos equipamentos.


O primeiro vídeo mostra profissionais de Imprensa, com equipamento profissional, de canal ainda não identificado, sendo coagidos e tendo seu equipamento recolhido. Microfone, câmera e um objeto que parece ser de transmissão ao vivo via internet.


No segundo vídeo as imagens mostram os indígenas quebrando os equipamentos a pauladas. E fotos registram que, após quebrados, os equipamentos foram queimados.



A confluência das BRs 163 e 230, que fica na distrito de Campo Verde (Km-30), em Itiatuba, sudoeste do Pará, está interditada por indígenas e representantes de garimpeiros, no sentido Itaituba-Rurópolis.

A manifestação dos indígenas tem o intuito de reivindicar uma provável aprovação do projeto de Lei de N°191/2020, que autoriza e estabelece critérios para a exploração mineral em reservas indígenas, o qual tramita no Congresso Nacional.

Cerca de 150 lideranças indígenas que representam aproximadamente 230 comunidades indígenas da região do Tapajós, estão coordenando o manifesto que teve início na manhã da última sexta-feira (02).

Com o fechamento da BR a fila de caminhões de grãos e cargas, bem como ônibus e outros veículos se acumulam ao longo do rodovia, sendo impedidos de passarem.

Em um grupo de Whatsapp, o jornalista Mauro Torres informou que mais guerreiros da etnia munduruku irão chegar para reforçar o movimento de protesto.

Índios de aldeias maiores como Sai Cinza-Katon e Carapanatuba, além de pequenas comunidades indígenas já se deslocaram de Jacareacanga em direção ao ponto do protesto.

A previsão é que seja liberada a passagem em sentido campo Verde miritituba por cerca de uma hora na tarde desta terça-feira.

Diversos policiais estão monitorando o o movimento baderneiro, mas nfelizmente nao impediram esse ato criminoso desses baderneiros. 

 
Texto adaptado de postagem de Andréia News
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: