15 de setembro de 2020

QUEIMADAS - O ICMBIOS ESCLARECE SOBRE QUEIMADA CONTROLADA NO PANTANAL

0

Está circulando em diversos grupos de whatsapp um vídeo onde constam diversos servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio colocando fogo em uma área de capim seco, e por isso o ICMbio recebeu diversas críticas dos internautas.


Diante da repercussão negativa do vídeo, em suas páginas do Facebook e no portal do Instituto na internet, o ICMBio explica o porquê daquele incêncio controlado e que o vídeo foi produzido e divulgado por um brigadista que esteve em campo, trazendo uma versão errônea sobre a prática de que ele participara.

Informa o Instituto que entre os dias 12 e 13 de setembro, foi realizada uma manobra de combate indireto aos incêndios florestais conhecida como “queima de expansão”, cuja técnica consiste em eliminar o combustível em pequenas faixas do terreno através da aplicação do fogo.

Na nota, o Instituto espera que estes esclarecimentos cheguem ao maior número de cidadãos e que o trabalho no Pantanal Matogrossense continue até o fim dos terríveis incêndios florestais que o acometem 



Nota de esclarecimento à sociedade
Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 18h29

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal subordinada ao Ministério do Meio Ambiente, esclarece que os esforços de combate aos incêndios florestais no Pantanal Matogrossense têm sido realizados continuamente desde o dia 12 de agosto deste ano, com um comando local das operações, esquadrões de brigada distribuídos em campo e apoio aéreo.

Neste momento, parte dos recursos está concentrada no município de Cáceres/MT, em cujo território encontram-se 3 unidades de conservação federais ameaçadas pela propagação das chamas: Estação Ecológica da Serra das Araras, Reserva Particular do Patrimônio Natural Jubran e Estação Ecológica de Taiamã.

Nesta última unidade de conservação, entre os dias 12 e 13 de setembro, foi realizada uma manobra de combate indireto aos incêndios florestais conhecida como “queima de expansão”, cuja técnica consiste em eliminar o combustível em pequenas faixas do terreno através da aplicação do fogo. O controle dessa técnica exige pessoal treinado e experiente, pontos de ancoragem muito bem definidos e condições meteorológicas favoráveis para que o fogo não se alastre e inicie um novo incêndio. Todas essas condições foram obedecidas e a queima foi considerada um sucesso.

A Estação Ecológica de Taiamã continua protegida, sem incêndios no seu interior. No entanto, desde ontem, 14 de setembro, um vídeo que circula pela internet tem gerado diversos mal-entendidos sobre as ações do ICMBio. Ele foi produzido e divulgado por um brigadista que esteve em campo, trazendo uma versão errônea sobre a prática de que ele participara.

Reafirmando o seu compromisso com a sociedade e a natureza do Brasil, o ICMBio espera que estes esclarecimentos cheguem ao maior número de cidadãos e que o trabalho no Pantanal Matogrossense continue até o fim dos terríveis incêndios florestais que o acometem.







Comunicação ICMBio

Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: