16 de setembro de 2020

ITAITUBA/PA - ITAITUBENSES ENCONTRAM DIFICULDADES PARA TIRAR IDENTIDADE

0
Diversas pessoas têm reclamado dos serviços prestados pelo setor de Identificação Civil em Itaituba, sudoeste paraense, que fica localizado na travessa Segunda, atrás da loja de material de construção Asa Branca, bairro da Liberdade.

As queixas são as mais variadas e, conforme relato abaixo, chegado ao blog via Whatsapp, o cidadão relata que há uma total desorganização quanto à distribuição de fichas, bem como total falta de respeito para com quem procura os serviços daquele setor. Sendo que a principal queixa é na quantidade de fichas, pois há cartaz afirmando que são 40 fichas, mas que não informa quantas fichas são prioritárias. Porém, o denunciante afirma que das 40 fichas disponíveis, 15 são repassadas aos prioritários, sobrando tão-somente 25 fichas, o que é pouco para a demanda.

Há também, conforme imagem abaixo, a exigência de cópia autenticada apesar de lei federal 13.726/2018 simplificar os procedimentos administrativos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e institui o Selo de Desburocratização, sendo que a verificação da autenticidade entre o documento original e a copia deste, pode ser averiguada pelo agente público.


O blog de notícias Giro Portal já tinha postado matéria idêntica a esta acerca de tais denúncias, reportando-se o órgão emissor das identidades aduzindo que por conta das novas diretrizes para emitir a nova carteira de identidade, todo o Estado está tendo dificuldades nas emissões. Em relação as denúncias de má distribuição das senhas, o órgão limitou-se a dizer que são 40 fichas distribuídas por ordem de chegada e 10 são prioridades.

Além disso, de acordo com o órgão, apesar das dificuldades enfrentadas no Posto de Identificação de Itaituba, o município tem emitido mais carteiras do que Santarém, cidade com mais de 300 mil habitantes.

O blog nsussuarana.com.br conversou ontem com um policial civil e este afirmou que em Itaituba o setor de identificação da Policia Civil tem convênio com a Prefeitura de Itaituba, mas que em outras unidades há um pré cadastro pela internet, o que facilita na hora do atendimento, pois somente as pessoas com pré cadastro são atendidas. Rassaltou o policial que apesar deste convênio, as identidades são impressas na Delegacia de Polícia Civil, via sistema interno da PCPA.

Entretanto, o que se verifica, tanto neste post quanto na matéria do Giro Portal, é que há uma coincidência quanto ao destrato ao público, o que nunca deve ocorrer posto que é o usuário o pagador dos salários dos servidores públicos.

Abaixo, o relato do(a) usuário(a)

"Muito bom dia... 

Gostaria de fazer uma reclamação Formal contra o setor de Identificação.

Hoje fui às 5 horas da manhã para o setor de Identificação, chegando lá já tinham umas 50 pessoas ou mais, contando com os acompanhantes. Muitos já estavam lá desde às 2h da manhã... 

Quando foi agora há pouco, por volta das 8:10 passaram entregando às fichas. Entregaram primeiramente para Prioridades (nada mais justo), e o restante para os demais da fila.

Ao sair de lá contei as cadeiras disponíveis, tinham 25. Então fiz as contas: Das 40 Fichas, 15 foram Prioridades e as outras 25 para os demais. Mas no entanto, no portão o aviso diz que são 40 fichas fora às Prioridades.

Imagem: Portal Giro

A desorganização é tanta, que a 5ª pessoa, uma moça que estava desde a meia-noite, pegou a 11ª ficha.

Um descaso, uma falta de respeito.

Fora os colaboradores, são grossos, não dão informações direito, batem o portão no rosto das pessoas, tamanha falta de respeito.

Depois querem ser respeitados.

Desde o ano passado estou tentando atualizar meus documentos.

Devido o trabalho, não tenho tempo para ficar constantemente em filas, aproveito às folgas para tentar resolver essas questões, e acredito que muitas pessoas estão na mesma situação.

Além de reclamar, tenho sugestão:

Poderiam fazer um serviço de poupa tempo igual de alguns Centros. 

Cadastro pela internet, onde a pessoa conseguisse agendar dia e hora para comparecer ao setor."
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: