21 de setembro de 2020

ITAITUBA/PA - ENCONTRADO CORPO DE JOVEM QUE MORREU AFOGADO NO RIO BOM JARDIM

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Por Junior Ribeiro

Um jovem identificado como Jordan desapareceu no lago Bom Jardim, próximo a estrada Lázaro Cerqueira (Estrada do BIS) na tarde deste domingo, 20, por volta das 18 horas, quando banhava no local com amigos.

Segundo informações de populares, Jordan estaria ingerindo bebida alcoólica com os amigos e tentaram atravessar o rio, mas a vítima não teria conseguido, vindo a se afogar.

Militares do Corpo de Bombeiros foram acionadso para as buscas no local do ocorrido, a Polícia Civil também esteve para dar apoio aos militares e dar início as apurações da ocorrência.

Entretanto, o corpo só foi encontrado por volta das 21 horas do mesmo dia; o IML esteve no local para fazer a remoção do corpo. Fica o alerta, há poucos dias outro jovem morreu no rio após tentar fazer uma a travessia.



COMO EVITAR AS CÃIBRAS

Durante uma travessia em águas abertas (rio, mar, lagos e lagoas), as cãibras podem ser perigosas. Dependendo da intensidade, elas podem fazer você parar o exercício e abandonar a prova.

Essa contração muscular involuntária geralmente acontece por duas razões: corpo pouco condicionado (fadiga muscular) ou alimentação inadequada. É uma dor paralisante, que contrai uma ou mais regiões e costuma acontecer em músculos maiores, como as panturrilhas.

As cãibras podem acontecer em uma atividade física intensa (durante ou após o esforço) ou quando o corpo está relaxado após o exercício. Além da fadiga muscular, outros fatores podem provocar esses espasmos: desidratação (perda de sódio e magnésio), temperatura da água e do clima, sedentarismo, deficiência de vitaminas, entre outras razões.

Ao contrário do que acontece em uma contratura (quando o músculo contrai-se de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento), as cãibras desaparecem após alguns minutos e um bom alongamento das fibras musculares já ajuda a aliviá-las. Para evitá-las, aconselha-se fazer uma ingestão adequada de carboidrato, antes e após o exercício. O mesmo vale para a hidratação. O corpo deve estar bem hidratado antes e depois da travessia. A água de coco ou o suco de melancia, por exemplo, são ótimos como isotônicos naturais e contribuem para a reposição dos níveis de sódio e de potássio.

Antes de começar uma travessia em águas abertas, lembre-se: não existe apoio, então, se engolir água ou sentir cãibras, mantenha a calma. Boiar sempre é uma boa estratégia e o nado de peito pode ser uma alternativa, pois ajuda a estabilizar a respiração caso você precise de um descanso.

Outras dicas:

– Encontre um ritmo confortável de nado durante a prova.
– A boa orientação nos treinos te levará a um nível de conhecimento de suas reais condições e capacidades.
– O sono é reparador. Durma bem antes de uma travessia.

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