7 de agosto de 2020

MEIO AMBIENTE - ERA TUDO MENTIRA PROMESSA AOS INDÍGENAS

0
Governo anuncia retomada de ações contra crimes ambientais em terra indígena no Pará


O Ministério da Defesa anunciou nesta sexta-feira (7) a retomada das ações de combate a crimes ambientais na terra indígena Munduruku, no Pará. A noticia é dada logo após o mesmo Ministério do Meio Ambiente prometer aos indígenas em reunião em Brasília/DF, que não haveria mais operações em terras indígenas.

Tal mudança repentina de postura do governo Bolsonaro significa que, é o Ministério da Defesa quem manda nas questões ambientais, principalmente depois das baboseiras faladas pelo Ministro Ricardo Salles em reunião presidencial de 22 de abril pretérito, ou os dois ministérios, de Defesa e do Meio Ambiente, fizeram jogo de cena para enganar os indígenas!

Porém, conforme se denota da Nota do Ministério da Defesa-MD, ao final desta matéria, de que (...) Todas as ações referentes à Amazônia são coordenadas no âmbito do Conselho Nacional da Amazônia Legal, presidido pelo Vice-Presidente da República.", infere-se que é o MD quem manda na questão ambiental. Ora, se é assim, então a reunião dos indígenas com o Ministro do Meio Ambiente, foi só para inglês vê, ou seja, fizeram de lesos nossos indígenas!

A interrupção foi anunciada nesta quinta(6), um dia após o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ter visitado a região e ter sido alvo de protestos. O grupo que fez o ato chegou a impedir a decolagem de um avião e um helicóptero.

Na nota divulgada nesta sexta, o Ministério da Defesa informou que a suspensão das operações por um dia atendeu a pedidos dos próprios indígenas da região.

Ação do Ibama em terra indígena de Jacareacanga

"O Ministério da Defesa (MD) informa que já foi autorizado, nesta sexta-feira (7/8), o reinício das operações nas terras indígenas Munduruku, no âmbito da Operação Verde Brasil 2.

As operações haviam sido temporariamente suspensas, por um dia, na quinta-feira (6/8), atendendo à solicitação dos indígenas, para permitir avaliação de resultados e a realização de encontro de representantes dos indígenas com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília", informou a pasta.

Ainda de acordo com o ministério, representantes dos indígenas Munduruku estiveram em Brasília e foram recebidos no Ministério do Meio Ambiente, onde "apresentaram seus pleitos e preocupações".

Explorar a riqueza da terra

Mais cedo, nesta sexta, o vice-presidente Hamilton Mourão comentou o assunto. Disse que "não adianta tapar o Sol com a peneira" porque os indígenas tem o "direito de explorar a riqueza que tem na terra dele".

"Eles sabem que tem ouro lá. Nós temos que parar de tapar o sol com a peneira e entender que o indígena tem que ter o direito de explorar a riqueza que tem na terra dele dentro dos ditames da nossa legislação. A partir daí, ele terá acesso às benfeitorias, ao progresso material da humanidade", afirmou Mourão.

Leia a íntegra da nota do Ministério da Defesa:

NOTA À IMPRENSA

O Ministério da Defesa (MD) informa que já foi autorizado, nesta sexta-feira (7/8), o reinício das operações nas terras indígenas Munduruku, no âmbito da Operação Verde Brasil 2.

As operações haviam sido temporariamente suspensas, por um dia, na quinta-feira (6/8), atendendo à solicitação dos indígenas, para permitir avaliação de resultados e a realização de encontro de representantes dos indígenas com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília.

Ainda na quinta-feira (6/8), representantes dos indígenas Mundurukus foram transportados para Brasília, em aeronave C-95 da Força Aérea Brasileira. Eles foram recebidos no MMA e apresentaram seus pleitos e preocupações.

Nesta sexta-feira (7/8), os representantes dos indígenas regressaram às suas terras, também em aeronave da Força Aérea Brasileira.

Ressalta-se que a Operação Verde Brasil 2 permanece ativa e atuante em toda Amazônia Legal. Todas as ações referentes à Amazônia são coordenadas no âmbito do Conselho Nacional da Amazônia Legal, presidido pelo Vice-Presidente da República.


Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: