20 de agosto de 2020

ITAITUBA/PA - FALECE MAIS UM TRABALHADOR POR DESCARGA ELÉTRICA

0
O caso ocorreu na tarde desta quarta-feira (19), no loteamento Campo Belo; a vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu no Hospital Municipal de Itaituba (HMI).

Local da obra que Francisco Charles recebeu a descarga elétrica; na imagem, nota-se o fio por baixo do corpo da vítima.(Foto: Reprodução)

Tal qual os acidentes de trânsito que, mesmo deixando várias pessoas mutiladas, famílias chorando seus entes queridos, e da falta de uso de máscara e do distanciamento social em relação ao coronavírus, muitos não aprendem com os erros alheios, e acidentes vão se sucedendo, como ocorreu com o trabalhador de 44 anos, que faleceu após sofrer uma descarga elétrica na tarde desta quarta-feira (19), enquanto trabalhava em uma obra no loteamento Campo Belo, em Itaituba.

A vítima identificada como Francisco Charles Pereira da Cruz, chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Municipal de Itaituba (HMI), mas não resistiu à descarrega e acabou morrendo.

Segundo o Sargento Vasconcelos, do Corpo de Bombeiros, quando a equipe chegou ao local do acidente, o corpo da vítima estava na cobertura da obra. Ele estava em parada cardiorrespiratória. Uma reanimação foi feita ainda no local para tentar restabelecer os sinais vitais.

Pelo vídeo acima compartilhado em mídia do Whatsapp, nota-se que um fio da rede de alta tensão ficou enroscado no corpo da vítima,, motivo pelo qual outros trabalhadores não se aproximaram da vítima, bem como tentaram, através de uma vara de madeira, tirar o fio de alta tensão que estava 'colado' ao corpo do trabalhador.

No trajeto entre o local do acidente até o HMI, os bombeiros tentaram reanimação na vítima. Já no Hospital, nova reanimação foi efetuada por meio do choque, mas não houve êxito e foi declarado o óbito da vítima.

Este foi o terceiro registro de acidente fatal por descarga elétrica em obras, neste ano de 2020, no município, sendo que o primeiro ocorreu em 12/06/2020, quando o jovem Carlos dos Santos Lobato, pintor de 22 anos, foi atingido por um arco de energia elétrica quando executava o serviço de pintura em um prédio na rua 12ª com a rod. Transamazônica; o segundo, ocorreu na comunidade de Pantanal da Areia, em 18/06/2020 e vitimou o senhor Luiz da Conceição, de 61 anos, ao cortar varas de madeira para construir uma pequena habilitação.

Acidente fatal ocorrido em 12/06/2020 que vitimou 
Carlos dos Santos Lobato, de 22 anos

O Corpo de Bombeiros alerta que em qualquer serviço, seja uma poda de árvore, pintura ou construção civil, é importante que o trabalhador  e/ou dono da obra, comunique a empresa fornecedora de energia para que esta possa fazer o desligamento da rede elétrica durante o período da obra; também é de suma importância que, mesmo estando a energia desligada, é sempre bom manter distância da rede elétrica.

Com mais este acidente fatal na zona urbana de Itaituba, devem os setores competentes de fiscalização ficarem atentos às diversas obras civis em andamento na cidade, principalmente porque muitas pessoas fazem suas construções desrespeitando todos os limites da área a ser construída. Porém, independente de fiscalização, o trabalhador e o dono da obra devem, mais do que ninguém, ficarem atentos às normas de segurança, para que se evita mais uma perda humana. 


Texto adaptado de postagem do Portal Giro
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: