13 de agosto de 2020

BELÉM/PA - PRESIDENTE BOLSONARO E GOVERNADOR HÉLDER INAUGURAM OBRA NA CAPITAL

0
A obra, que é fruto de uma iniciativa e sonho de Helder Barbalho quando era ministro, em 2015, é entregue para a população da capital nesta quinta, com a presença do presidente Jair Bolsonaro

Autor: Carol Menezes/Diário do Pará

Desde 2018, Helder fez visitas à obra que ele idealizou quando trabalhava no Governo Federal | Marcelo Seabra / Agência Pará

Quem frequenta diariamente ou mora no entorno do Porto Futuro já está na expectativa pela inauguração oficial do espaço, marcada para esta quinta-feira (13), pelo governador Helder Barbalho, que será acompanhado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

É o caso de Larissa Gonçalves, estudante de Medicina, que está interessada na possibilidade de mais um local para a prática de esportes ao ar livre. “Tudo o que vem para embelezar a cidade é importante, principalmente para quem está vindo de fora, que quer conhecer Belém. Mas eu vejo que isso vai agradar mesmo é aquelas pessoas que gostam de se exercitar em locais abertos, fazer caminhadas. É uma contribuição e tanto nesse sentido”, avalia a jovem.

Localizado em frente ao Terminal Hidroviário de Belém, que conta com uma média de movimentação de 1.960 passageiros (dados informados pela assessoria CPH), aumentando o potencial turístico do projeto, o Porto Futuro é resultado de um plano que começou a ser executado em março de 2018, iniciativa do Ministério da Integração Nacional, que à época tinha o atual governador Helder Barbalho como titular da pasta. O empreendimento inclui a construção de uma ponte sobre o canal da avenida Visconde de Souza Franco (Doca); a abertura da rua Belém, ligando a avenida Pedro Álvares Cabral à travessa Rui Barbosa, e ainda a criação de estacionamentos, uma praça gourmet, um parque urbano e a reforma da Praça General Magalhães.

Primeira fase do projeto deve movimentar a capital, como mais uma opção de passeio aos paraenses Marcelo Seabra / Agência Pará 

PRIMEIRO PASSO

O complexo turístico contará com restaurantes e áreas para realização de eventos, enquanto o parque urbano oferecerá pistas de corrida e ciclismo, banheiros públicos, playground, wi-fi grátis e um lago artificial.

“Foi algo idealizado ainda em 2015, reconhecendo a importância desta região da cidade, da área portuária de Belém para o contexto urbano, para integrar esta área ao crescimento da cidade. Nós aqui já imaginávamos que este espaço poderia ser utilizado como um novo ponto de encontro em nossa capital, reforçando a vocação do turismo, lazer, gerando emprego e renda para a população. Fico feliz em ter colaborado com essa grande vitória para a cidade. Este é o primeiro passo, já que o contexto do projeto vai mais adiante”, explica o governador do Estado, que em 2015 era Ministro da Secretaria de Portos.

Adolfo José é taxista há 25 anos no bairro do Umarizal, onde mora, e faz ponto em frente ao Terminal. Ele acredita que o Porto Futuro valorizará ainda mais a área. “Precisamos ter coisas novas, e esse projeto deve mesmo marcar a beleza de Belém”, avalia.
Author Image
AboutNSussuarana

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: