29 de julho de 2020

ITAITUBA/PA - CAUSOU MAL ESTAR NA PMI NOTAS DAS ESCOLAS PARTICULARES SOBRE O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

0
Prefeito Valmir Clímaco. Foto: Weslen Reis/Plantão

As duas maiores escolas privadas de Itaituba, sudoeste do Pará, Marechal Rondon e Anchieta, publicaram em redes sociais notas informativas avisando que não iriam atender as determinações contidas no Decreto 098/2020 da Prefeitura de Itaituba.  

A publicação das notas motivou postagem sobre o não atendimento pelas escolas particulares ao Decreto Municipal 098/2020, da lavra do Prefeito Valmir Climaco (MDB), publicada na data de ontem, 27, matéria esta que rendeu várias ligações telefônicas a este blog dando conta de que, conforme consta da postagem, fica claramente entendido que o aludido Decreto, que determina o retorno às aulas das escolas particulares, foi feito à revelia das escolas e sem qualquer consulta a tais entidades. O que não é verdade, conforme aduzem as pessoas das ligações.

A atitude das escolas em não retornar com as aulas no dia 03/08, conforme determina o Decreto 098/2020, recebeu aprovação unânime de internautas e pais/mães de alunos, que estão deveras preocupados com o coronavírus, com toa a razão, vírus esse que já ceifou a vida de 83 pessoas, inclusive de uma jovem de 15 anos!

 Foto: Weslen Reis/Plantão

Ao blog foi enviado o link de uma matéria publicada no blog plantão24horasnews, que fala de uma reunião ocorrida no dia 21/07 na residência do prefeito Valmir Climaco, onde se tratou sobre o retorno das atividades escolares nos educandários privados de Itaituba. Tal reunião contou com a presença de vários proprietários de escolas particulares; o encontro foi solicitado pelos donos das escolas.

Pois bem, ao analisar a postagem sugerida, consta ali que a reunião do dia 21/07 na casa de Valmir, contou com as presenças de diretores e coordenadores de escolas privadas do município, conforme se comprova pelas imagens extraídas do blog plantão24horasnews e anexas à presente matéria; e, para corroborar a necessidade da volta das aulas presenciais, os responsáveis pelas escolas privadas apresentaram uma planilha aonde consta a situação financeira das escolas devido à pandemia; também apresentaram as medidas de prevenção ao vírus, que deveriam ser adotadas no recinto escolar aquando do retorno das aulas presenciais.

 
 Foto: Weslen Reis/Plantão

Assim, diante do compromisso das escolas privadas em adotar as medidas preventivas por elas sugeridas naquela reunião, o prefeito Valmir Climaco, em comum acordo com os diretores e coordenadores de escolas privadas presentes na reunião, editou o Decreto 098/2020 que autorizava o início das atividades escolares a partir do dia 03/08, data esta proposta pelas escolas; no decreto constava, ainda, as medidas de contenção sugeridas pelos diretores e coordenadores das escolas, além de outras determinações afeitas ao comércio local.

A imagem pode conter: texto que diz "protocolos especificos economicas GABINETEDOPREFEITO Itaituba reabertura funcionamento gradual corresponsabil sociedade. segmentos PARÁGRAFO neste decreto atividades Sistema Controlado consiste medidas sanitárias obrigatórias orresponsabilidade becom fiscalização constante pandemia COVID-19 Fica liberada Municipio cumprimento prevençãlo enfrentamentoà atividade prestação funcionamento expedidopela Secretaria Municipal atividades estabelecido Arrecadaçiio Tributos Fica autorizado respectivo de equipamentos ambientação sonora, presenciais vivo taituba. privada, autorizadas observadas medidas protocolo atividades educacionais segurança estabelecido protocolar perante Divisão desejarem presenciais deverão Secretaria estabelecidas noste mencionado parágrafo anterior homologue, verificar neste Decreto. prołocolado Vigilancia Sanitária conformidade diretrizes"
Como representante na reunião da Escola Marechal Rondon, Pablo Nogueira, destacou que todas as medidas de combate ao novo coronavírus, irão estritamente ser tomadas. Acrescentou que a instituição foi estruturada visando a promoção da proteção dos estudantes, os quais deverão utilizar máscara de proteção individual, álcool em gel e manter o distanciamento social.

Pablo Nogueira aduziu ainda que os alunos enquadrados no grupo de riscos, receberão suporte do corpo docente da escola, de forma on-line.

Vale ressaltar que o Decreto ao lado, em seu artigo Quarto somente autoriza o retorno das aulas para as escolas privadas, ante compromisso dessas entidades em cumprir as normas por elas estabelecidas na já citada reunião.

ESCOLAS MUNICIPAIS

Quanto à volta das aulas nas escolas municipais, o prefeito Valmir Climaco, em entrevista ao plantão2horasnews, afirmou que "... o diretor de escola do município que apresentar um projeto para retornar com as aulas presenciais, desde que em acordo com os colaboradores e pais dos alunos, será dado à ele também o critério de optar por reiniciar as atividades escolares, ou não."

Então, se o prefeito ainda não determinou a volta das aulas presenciais nas escolas municipais, deixando essa iniciativa para os diretores das escolas do município, como poderia determinar o retorno das aulas tão-somente nas escolas privadas?
 
Portanto, causou muita estranheza em diversos setores da Prefeitura de Itaituba as notas das duas escolas divulgadas em redes sociais informando que não voltariam com as aulas presenciais, pois foram essas escolas privadas que deram a sugestão da reunião, da data para retorno, e das medidas a serem tomadas como prevenção ao coronavírus.

Na avaliação dessas pessoas da PMI, as escolas tomaram tal atitude temendo a reação negativa da população que, sabendo que o vírus ainda não apresentou um pico e consequente queda nas infecções, sendo que já há 83 óbitos por covid-19 em Itaituba, não iria aceitar de bom grado esse retorno às aulas presenciais. Essa atitude das escolas, conforme ainda relatos de pessoas presentes à reunião, deixou o prefeito mal visto perante os pais e mães dos alunos, pois com a emissão das notas pelas escolas, ficou claro que os representantes das escolas particulares não foram chamados a participar da elaboração do Decreto 098/2020, o que não corresponde à realidade dos fatos. Concluíram que foram pegos de surpresas com a emissão das notas, onde as escolas afirmam que não iriam cumprir o acordado em reunião por elas solicitada.

O blog informa que, a pedido, serão mantidos os anonimatos das pessoas que ligaram para o administrador do blog!

Abaixo, as duas notas emitidas, bem como o blog fica à disposição dos interessados e dos mencionado(a)s na presente matéria, para contrapontos ao que apresentado.


Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: